Palestra esclarece direitos da terceira idade para idosos assistidos por CRAS de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta última quinta-feira (06) no centro de Convivência com os Idosos uma palestra sobre os direitos na terceira idade. O espaço, ministrado pelas acadêmicas do curso de Serviço Social Erica Gomes de Melo e Edivânia Maria, teve como objetivo informar e esclarecer os idosos que são assistidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na cidade.

A palestra, intitulada de “Direitos dos idosos inseridos do CRAS na cidade de Oeiras”, foi avaliada de maneira positiva pela assistente social Delmaria Veras, que vem acompanhando de perto as acadêmicas durante todo o estágio na instituição. Para ela, este tipo de conversa oportuniza uma troca de conhecimento, pois muitos dos idosos precisam de esclarecimento quanto aos seus direitos sociais.

Bem mais que informativa, a palestra ganhou uma conotação de motivacional e, no espaço, muitos idosos se manifestaram durante a explanação do conteúdo. Um dos pontos altos da palestra foi o informe sobre aprovação e regulação do Estatuto do Idoso, Lei que veio oferecer maior dignidade e reconhecimento dos seus direitos e, ainda, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), um programa do Governo Federal fruto da transferência de renda e que contemplam tanto os idosos que comprovam carência econômica quanto os deficientes físicos nas mesmas condições.

“O espaço veio enriquecer o conhecimento dos idosos e de todos aqueles que trabalham nesta instituição. Estamos satisfeitos, tudo foi feito para proporcionar aos idosos a oportunidade de ter mais acesso a informação de seus direitos e que eles possam levar pra o seu dia a dia”, justificou Edivânia Teixeira.

Para o senhor Marinado Campelo a palestra foi de fundamenta importância para ampliar seu conhecimento sobre seus direitos. “É importante e necessário tomar providências no sentido de garantir mais seriedade ao cumprimento das leis e se colocar em prática as normas voltadas para o atendimento ao idoso”, salientou Campelo.

A gestão do Prefeito Lukano Sá tem trabalhado com muita sensibilidade À causa do idoso, em virtude do crescimento desta parte da população. Desta forma, o trabalho realizado através do CRAS e do Clube da Melhor Idade tem sido ampliado.