Secretaria Municipal de Saúde lança programação do Novembro Azul em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), elaborou uma programação especial para o Novembro Azul, mês destinado aos cuidados com a saúde do homem e ao combate ao câncer de próstata. O objetivo da campanha é sensibilizar a população masculina sobre a necessidade de realizar exames e consultas periódicas, sensibilizando os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata e de outras doenças.

Com foco na atenção integral à saúde do homem, as atividades da campanha têm início nesta quinta-feira, 09, num evento realizado no Mercado Municipal Dona Lili, a partir das 8h da manhã. Na ocasião serão prestados diversos serviços: Avaliação nutricional e Índice de Massa corporal – IMC; Aferição de pressão arterial; Teste de glicose; Avaliação bucal; Orientação para parar de fumar; Vacinação; Exame de Próstata – Teste PSA e Consulta Médica com solicitação de exames de rotina.

A atividade no Mercado Municipal também é alusiva ao Dia Mundial de Combate a Hipertensão e Diabetes.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão horários alternativos de atendimento, com alguns serviços sendo disponibilizados no turno da noite para facilitar o acesso do público masculino às ações.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE) ficará aberto todas as quintas-feiras de novembro até as 20h, realizando testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

A programação também inclui uma partida de futebol no Estádio Municipal Gérson Campos, dia 22 de novembro. Antes do jogo, serão oferecidas orientações com nutricionistas e educadores físicos.

A Semusa informa que as atividades preventivas são realizadas durante todo o ano nas UBSs, mas no mês de novembro ações de sensibilização e cuidado integral são intensificadas, no intuito de convocar o público masculino para uma visita aos serviços de saúde.

Programação do Novembro Azul em Oeiras:

09.11– Abertura oficial da Campanha Novembro Azul. Local: Mercado Municipal Dona Lili. Horário: 8h
13.11– Mobilização na Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Várzea Tranqueira. Horário: 18h
14.11– Mobilização na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Oeiras Nova. Horário: 14h

14.11– Mobilização na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Rosário. Horário: 18h

14.11– Mobilização na Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Alagoinha. Horário: 18h

16.11– Mobilização na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Rodagem de Picos. Horário: 8h

28.11– Mobilização na Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Contentamento. Horário: 18h

29.11– Mobilização na Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Briona. Horário: 18h