Praça da Juventude dinamiza atividades de lazer em Oeiras

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, tem realizado parcerias para dinamizar as atividades realizadas na Praça da Juventude. O espaço, que tem atraído muitos jovens, oferece vários serviços. Entre eles: prática esportiva, música, dança e confecção gratuita de internet.

Uma das novidades é o espaço destinado aos ensaios das bandas locais, onde os músicos encontram um local ideal para viabilizar sua carreira musical. A falta de um ambiente que proporcione esse tipo de atividade faz com que muitos abandonem o sonho de ser cantor.

“É uma oportunidade nova. Um espaço que oportuniza mostrar o papel da gente. No meu caso, eu não tinha um espaço para ensaio, quando eu soube desse lugar, a Praça da Juventude, fiquei muito feliz. É um espaço maravilhoso, que está abrindo portas para muitos músicos”, destacou a cantora Vanúsia Marques.

Vanúsia Marques é umas das cantoras mais conhecidas da cidade e utiliza o espaço para ensaios com sua banda. Antes, optava cantar voz e violão por não ter esse ambiente para previamente ensaiar com outros músicos. A partir da gestão do Prefeito Lukano Sá, que é sensível à causa dos jovens, fez com que a banda se tornasse algo real.

A cantora, que já vem há alguns anos participando das edições do Festival de Cultura de Oeiras, esse ano mais uma vez está na programação, trazendo um show em homenagem a Lulu Santos, um dos mais importantes nomes da música brasileiro.

Durante toda a semana a Praça da Juventude tem uma programação bem diversificada e está disponível para locação de espaços apenas com um agendamento prévio feito na própria Secretaria de Juventude. Dentro das atividades atualmente realizadas estão: a ginástica laboral, o treino do grupo de hip-hop Zumbi Kings, os jogos e os trabalhos sociais da Igreja Presbiteriana com jovens do Bairro Canela e do seu entorno.

Para o Prefeito Lukano Sá, a Praça da Juventude é um espaço democrático, onde o jovem encontrar entretenimento aliado ao conhecimento. A praça foi concebida com a finalidade de dinamizar o cotidiano da juventude oeirense, ao mesmo tempo que a afasta das mazelas sociais como as drogas, o álcool e a prostituição.