Prefeitura de Oeiras promove espaço Clínica Teológica na parceria com o SEBRAE

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, realizará nesta sexta-feira (5) o espaço Clínica Tecnológica voltada para empresários locais. O evento, que será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação a partir das 18h, deve contar com cerca de 20 empresas oeirenses.

O espaço está sendo promovido através do projeto Sala do Empreendedor, na parceria com o SEBRAE-PI, e será dividido em duas pautas: o mapeamento dos processos das empresas e a gestão de energia.

As Clínicas Tecnológicas são serviços de consultorias técnicas e tecnológicas com a duração de até duas horas por tema, prestados por especialistas a empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas (MEs e EPPs), com o objetivo de fornecer soluções sob medida para problemas específicos de produtos e processos do setor, bem como para empreendedores com interesses comuns.

O objetivo é mapear as empresas, apontando seus pontos fortes e otimizando seus serviços, além de tornar a gestão de energia algo mais consciente e inteligente. Os empresários que participarão do espaço são dos mais diversos ramos, como construção civil, tecnologia, butiques e supermercados.

Em Oeiras, serão oferecidas as seguintes Clínicas Tecnológicas: Mapeamento de Processos, com o objetivo de desenvolver competências junto aos participantes relacionadas com a gestão de processos empresariais e a forma como a empresa está operando seus processos, bem como a importância da utilização de técnicas eficientes no mapeamento dos processos; e Eficiência Energética, no intuito de compreender o processo de utilização racional dos recursos energéticos no âmbito da realização do negócio, tratando de questões relativas ao controle e redução de custos e desperdícios de energia com eficiência e responsabilidade social e ambiental.

As consultorias são realizadas com grupos de empresários, com até 20 pessoas por grupo, com a criação de um ambiente favorável à busca de soluções, equacionando problemas e abrindo perspectivas de melhoria e inovação para as empresas com oportunidade de melhoria na qualidade dos produtos e redução de custos. As soluções deste programa exigem contrapartida financeira das empresas por serem de maior complexidade, para o público-alvo das soluções abaixo não será cobrado qualquer valor dos participantes.

A gestão do Prefeito Lukano Sá vem apostando no empreendedorismo como mecanismo de crescimento socioeconômico. Desta forma, vem intensificando parcerias como a feita com o SEBRAE para ofertar espaços de capacitação e qualificação à população. A Clínica Tecnológica deve voltar em 2015 e a temática sobre o tratamento adequado de resíduos sólidos já está previsto para o próximo espaço a ser desenvolvido.