Cerca de 600 criadores devem participar da Campanha de Vermifugação e Mineralização

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), realizará nesta sexta-feira (5), no Ginásio Poliesportivo Santaninha, o dia D da Campanha de Vermifugação e Mineralização de Ovinos e Caprinos de 2014. As inscrições foram realizadas durante todo o mês de novembro e a estimativa é de que aproximadamente 600 criadores participem do evento e sejam beneficiados.

Segundo o Secretário de Agricultura, Jonas Alves, a realização da campanha visa atender de maneira geral todos os criadores de ovinos e caprinos, por entender que nem sempre os técnicos conseguem ter acesso a todos em cada região. Ainda de acordo com o Secretário, é importante ressaltar que durante todo o ano a SEMA se coloca à disposição para receber e sanar as dúvidas dos produtores. O evento deste ano espera atender o maior número de criadores, para que assim possa viabilizar um crescimento ainda mais qualitativo do rebanho do município.

“Queremos com essa campanha estimular e conscientizar os criadores da importância da vermifugação e mineralização de ovinos e caprinos, no sentido de reduzir a mortalidade dos animais, aumentar o ganho de peso do rebanho e consequentemente favorecer o crescimento da produção de modo geral”, destacou o Secretário de Agricultura.

Durante a gestão do Prefeito Lukano Sá, a SEMA possui 24 colaboradores, que atuam no sentido de fornecer orientação aos criadores, prestando noções técnicas de manejo sanitário, informações de reprodução, além de dicas sobre os melhores alimentos a serem destinados aos animais.

As duas estratégias que serão abordadas na campanha são de fundamental importância para manter a qualidade dos animais. A vermifugação assegura a viabilidade econômica do rebanho, visto que é fundamental um bom esquema sanitário acompanhado de boa alimentação e higiene rigorosa. A mineralização permite ao criador a suplementação mineral, utilizando produtos específicos para esta espécie animal, visando melhorar os índices produtivos e o desempenho dos ovinos e caprinos.

Na campanha ainda serão expostos feno de capim tifton, leuceuna, mata-pasto e silagem de milho com capim armazenado em sacos, tambores e silo trincheira, métodos que favorecem os criadores a terem acesso a fontes nutritivas de qualidade para seu rebanho.

Cartaz Camapnha de Vemifugação