Obra de ampliação da USB do povoado Buriti do Rei é concluída em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu a ampliação da Unidade Básica de Saúde (USB) do povoado Buriti do Rei nesta última quarta-feira (25). O prédio que foi construído em 1987, somente agora na gestão do prefeito Lukano Sá, passou pelo processo de ampliação e as devidas adequações no propósito de oferecer atendimentos básicos de saúde com qualidade. No prédio ampliado antes funcionava o posto de saúde da comunidade com três cômodos e agora passou a ter onze, viabilizando o atendimento odontológico, acompanhamentos especializados e consultas médicas.

Segundo a técnica de enfermagem Eliene Borges Leal, a unidade atende uma média mensal de 300 pacientes. Ao todo, são 11 profissionais da saúde (médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo, técnico de enfermagem e três agentes de saúde) que trabalham na UBS do Buriti do Rei, onde são oferecidos serviços de odontologia, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, pré-natal, prevenções, acompanhamento (atenção à saúde da mulher, da criança e do adolescente), além de palestras de cunho educativo.

Ainda de acordo com a técnica de enfermagem, a UBS do povoado Buriti do Rei funcionava provisoriamente em uma casa alugada, que foi totalmente adaptado para atender a demanda da população local. “A ampliação da UBS de nossa comunidade é um grande avanço na saúde do nosso povoado. Com ela vamos oferecer a população serviços mais eficazes, pois o espaço nos permite trabalhar com mais condição de atender um público maior. Outra coisa que este prédio vai proporcionar ao paciente é mais privacidade, pois cada profissional da saúde vai atender em sua sala”, frisou Eliene Borges Leal.

Durante a entrega do prédio pelos responsáveis da obra a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, fez a conferência de todos os espaços e a infraestrutura. Para a secretária a obra é de grande valia para o povoado e para as comunidades que fazem parte da região. “A população agora contará com serviços de qualidade, sem que haja a necessidade de se deslocar a área urbana da cidade de Oeiras”, destacou Auridene Freitas.

O prefeito Lukano Sá vem ao longo da sua administração realizando a melhoria da estrutura física e operacional dos serviços de saúde da cidade aumentando a capacidade resolutiva das Equipes de Saúde da Família. A meta na zona rural é dar autonomia as regiões para que homem o campo possa ter acesso a atendimentos básicos de saúde de qualidade sem precisar se deslocar por grandes distâncias.