Campanha promove hábitos de vida saudável em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça feira (31), no adro da Igreja matriz da Sagrada Família, uma campanha de promoção de hábitos de vida saudável. Esta ação ocorreu logo após a tradicional missa dos enfermos, cerimônia religiosa que anualmente acontece durante a Semana Santa.

A campanha de promoção de hábitos saudáveis foi realizada com o apoio das equipes de profissionais da saúde dos bairros Jureminha e Oeiras Novas. O objetivo desta ação é identificar pessoas que tenham hipertensão arterial ou diabetes, facilitando o diagnóstico precoce e evitando problemas futuros.

Segundo a enfermeira Vanessa Reinaldo, o local para a realização da campanha foi bem sugestivo, uma vez que a celebração religiosa dos enfermos é composta na sua maior parte por idosos. Com esta atividade os profissionais da saúde buscam ainda despertar na população os hábitos saudáveis e qualidade de vida. Na ocasião foram consultados 56 idosos, sendo que cinco deles foram encaminhados a postos de referência devido ao estado clínico.

“Esta ação é muito importante para a nossa sociedade, e o mais interessante é que a mesma teve total adesão da população, visto que muitos querem se prevenir com relação qualquer tipo de enfermidade, principalmente dos riscos da hipertensão e da diabetes”, frisou Vanessa Reinaldo.

Dentre as discas apara manter hábitos saudáveis para viver melhor, a enfermeira Vanessa Reinaldo aconselha:

• Não fume, não beba em excesso, evite ambientes com ruídos intensos e exposição solar sem proteção. Tenha uma alimentação rica em fibras (frutas e verduras) e pobre em gorduras saturadas.
  • Pratique uma atividade física. Isso ajuda a melhorar a sua condição física, dá mais disposição, ajuda a controlar doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, diminuindo o estresse, a depressão e o isolamento.
  • Tenha um sono adequado: dormir bem ajuda a manter o corpo em bom funcionamento.
  • Pratique atividades de lazer, como passear, ir ao cinema, ao teatro, viajar, fazer amigos e dançar. Enfim, tenha como lazer aquilo que lhe dá prazer.
  • Mantenha a sexualidade: não valorize apenas o ato sexual. Lembre-se de que o contato e o afeto são muito importantes.
  • Tenha metas e objetivos. Planeje o seu futuro. Participe de decisões pessoais, familiares e sociais.
  • Não deixe de ter atividades intelectuais. Leia muito, faça cursos, esteja por dentro dos assuntos que acontecem no mundo.
  • Tenha fé, acredite em algo, cultive a espiritualidade. Estudos mostram que são úteis para manter o equilíbrio mental.