Secretários nacionais visitam Oeiras para conhecer projetos de irrigação

A cidade de Oeiras vem se destacando nos últimos anos com a utilização de novas tecnologias que visam aperfeiçoar a produção agrícola, e dentre esses recursos está a irrigação, importante mecanismo que tem aumentado o arranjo produtivo de diversos povoados.

Diante a essa realidade, o município recebeu na última quarta-feira (24) a visita do Secretário Nacional de Irrigação, José Dória, e do Secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais, Raphael Rezende Neto, ligados ao Ministério da Integração Nacional. Na ocasião estavam acompanhados do Coordenador Estadual de Fomento à Irrigação, B. Sá, que os conduziu em visita a regiões que vem se destacando com a utilização da irrigação, promovendo um incremento financeiro a inúmeras famílias rurais, além de oportunizar ao mercado local produtos orgânicos de melhor qualidade.

Um dos locais visitados foi a Talhada São Luis, comunidade onde fica localizada a propriedade da família do senhor Edelton Nogueira, notável na produção orgânica familiar e que atende hoje a demanda de inúmeros estabelecimentos comerciais de Oeiras. Na ocasião o Secretário Nacional da Irrigação pode acompanhar o depoimento das conquistas desta família, que utiliza a irrigação como mecanismo de incremento na produção agrícola.

Já na manhã da quinta-feira (25) a comitiva visitou o assentamento Faveira do Orácio, no povoado Morro Redondo, momento em que o Diretor de Irrigação do Piauí, Jonas Alves, apresentou um projeto que visa a irrigação de uma área de 24 hectares destinada à cajucultura. Na ocasião, um dos moradores destacou o empenho que os mesmos vêm fazendo em produzir diante as adversidades climáticas.

Posteriormente a essa visita, estiveram na Barragem Salinas, onde outro projeto foi apresentado ao Secretário Nacional da Irrigação. Esse projeto visa contemplar a irrigação de mais de 100 hectares, o que irá gerar divisas financeiras aos moradores da região. A efetivação desses projetos beneficiará mais de 94 famílias, que produzirão de maneira responsável e planejada.

O Secretário Nacional de Irrigação, José Dória, se mostrou bastante satisfeito com a visita técnica, momento que externou o seu compromisso com os projetos que visam o desenvolvimento da produção agrícola no interior do país. “O que mais nos chamou atenção é o empenho de cada agricultor em conduzir de maneira racional a sua produção, isso nos motiva a dar uma resposta concreta a cada um deles. Voltaremos a Brasília felizes pelo que vimos e, sobretudo, por sabermos que o gestor municipal de Oeiras tem a preocupação em estimular que esses agricultores estejam sempre se capacitando para trabalhar de maneira mais focada”, pontuou José Dória.