O período de alistamento militar do ano de 2015 em Oeiras já iniciou. Este ano a Junta Militar está convocando prioritariamente os jovens nascidos no ano de 1997. Os jovens oeirenses devem se apresentar na Junta de Serviço Militar (JSM) do município, localizado nas dependências da sede Prefeitura Municipal de Oeiras na Praça das Vitórias.
O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 05 de janeiro ao último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos. Caso o jovem resida no exterior, deverá procurar os Consulados ou as Embaixadas do Brasil.
Segundo o Tenente Viana, a novidade para este ano é que a junta militar do município passa a ser também uma Junta Tributária, o que proporciona ao jovem alistado a possibilidade de ser selecionado e servir ao exercito no 3º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), localizado na cidade de Picos – Pi. Este recrutamento está previsto para agosto, quando haverá a devida seletiva.
“Essa iniciativa do Exército brasileiro é muito bom para cidade de Oeiras. Antes em nossa cidade os jovens faziam questão de se alistar, mas houve uma pausa repentina, devido à necessidade do deslocamento para a cidade de Picos. Agora estamos voltando a ser como antes, com o objetivo de fazer com que os jovens de nosso município sintam motivados a servir a pátria”, frisou o tenente.
Com relação aos retardatários que perderam a cerimônia de entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) no ano passado, os mesmo devem se direcionar até a Junta de Serviço Militar no município de Oeiras, que realizará no dia 13 de fevereiro a entrega desses documentos. Em decorrência do descumprimento dos prazos, o alistado deverá pagar uma taxa para que assim possa ater acesso ao sua carteira de reservista.
O horário de funcionamento da Junta Militar de Oeiras é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h. Para realizar o alistamento o jovem deve comparecer portando Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade, Comprovante de Residência e uma foto 3X4.