Dia da Consciência Negra é marcada por eventos em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, realizou na última sexta-feira (20), na comunidade Canto Fazenda Frade, atividades que marcaram o encerramento do projeto Consciência Negra.

A comunidade Canto Fazenda Frade é historicamente marcada pela presença de afrodescendentes, o que a faz ser reconhecida como comunidade quilombola. Para a realização do projeto, o diretor da Escola Municipal Francisco Oliveira contou com o apoio dos colaboradores e funcionários do CRAS I e de moradores da comunidade.

Na ocasião a coordenadora da equipe do CRAS I, Jacqueline Sousa, falou sobre a importância da conscientização do negro quanto aos seus direitos e sobre a valorização da cultura quilombola.

Entre inúmeras apresentações, houveram declamação de poemas que anteriormente já tinham sido expostos durante a FLOR (Feira Literária de Oeiras). Para dinamizar ainda mais o evento, a psicóloga Hérica Melo e a assistente social Paula Flaviula exibiram o filme “ Xadrez das Cores” e posteriormente foi realizada um discursão a respeito do mesmo, estimulando o senso crítico das crianças.

O evento contou ainda com a apresentação do grupo de “Batuque de Lata”, da comunidade Canto Fazenda Frade, sob o comando do professor de música Neto Chaves e das orientadoras sociais Neta e Francisca.

Com essas ações a gestão do Prefeito Lukano Sá busca estimular a autoestima da população, ao tempo que contribui para a valorização da cultura afrodescendente e suas mais diversas manifestações.