Oeiras integra comitiva piauiense e visita usinas de processamento de lixo no Paraná e em Santa Catarina

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Adriano Ferreira, participou entre os dias 19 e 21 de julho de uma série de visitas técnicas a usinas de processamento de resíduos sólidos e reciclagem integral de lixo, nas cidades de Curitiba (PR) e Pomerode (SC). Além disso, o gestor ambiental também conheceu a dinâmica de funcionamento do consórcio intermunicipal de Itajaí (SC).

A comitiva piauiense teve, ainda, a presença de técnicos do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi), prefeitos e secretários municipais do Meio Ambiente de outras cidades piauienses. O objetivo foi conhecer os projetos para futura aplicação no Estado.

As visitas técnicas às cidades do Sul do país representam mais um avanço na concretização das políticas públicas voltadas para a gestão e tratamento dos resíduos sólidos produzidos pelo município e são um passo significativo para o encerramento dos lixões em Oeiras e região, atendendo as normas e prazos do Marco Legal do Saneamento Básico para viabilizar a destinação adequada dos resíduos produzidos pelos municípios.

Em março deste ano, o prefeito José Raimundo e cerca de 20 gestores do território Vale do Canindé assinaram o termo de cooperação técnica com o Iaepi para elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) e formação de um Consórcio Público Intermunicipal para criação de uma usina tratamento e transformação dos resíduos sólidos em biogás, energia elétrica e biofertilizantes.

Oeiras desponta como pioneira na aplicação de políticas ambientais. Desde 2017, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, investe na coleta seletiva e realiza, permanentemente, um conjunto de ações voltadas para a educação e preservação ambiental.

“Integramos a caravana piauiense para conhecer a dinâmica de funcionamento de usinas de processamento de resíduos sólidos em Curitiba (PR), Pomerode(SC), e o funcionamento do consórcio intermumicipal em Itajaí SC, onde pode-se comprovar na prática o funcionamento deste mecanismo, que será de suma importância para encerramento do lixão municipal. Ressalto que Oeiras sai na frente, pois a coleta seletiva municipal já está implantada desde 2019”, destaca Adriano Ferreira, secretário municipal de Meio Ambiente.