Prefeitura realizará cadastro imobiliário e econômico do município de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras lançou nesta segunda-feira, 25, o cadastro imobiliário e econômico do município. O projeto criará um banco de dados com informações geográficas, econômicas e fiscais da cidade, que servirão para dar suporte ao planejamento de Oeiras, orientando as ações da Prefeitura, relacionadas à mobilidade urbana, serviços públicos, desenvolvimento social, defesa civil, meio ambiente, saúde, educação, entre outras áreas de interesse da população oeirense.

É a primeira vez que a cidade de Oeiras passa por atualização e expansão de sua base de dados cadastrais, garantindo, com isso, informações que contribuam para o planejamento, elaboração e execução de projetos de fomento ao desenvolvimento do município. “Através do cadastro econômico e imobiliário, faremos uma verdadeira radiografia da cidade”, resume o prefeito José Raimundo.

O trabalho será desenvolvido pela empresa Executiva – Recuperação de Crédito. Contratada mediante processo licitatório, a empresa dispõe de uma equipe de 30 profissionais envolvidos na atividade. “O recadastramento imobiliário e econômico tem o objetivo de promover um estudo de demanda, através do levantamento de dados e planejamento sistemático para que a Prefeitura possa ter um retrato da realidade da cidade e possa realizar projetos em diversas áreas. É um projeto ousado, que vai contribuir para o incremento da receita do município e melhoria dos serviços oferecidos à população”, afirma Ricardo Lima, diretor de projetos da empresa.

Visitas e coleta de dados

Dentro da equipe de 30 profissionais envolvidos no cadastro imobiliário e econômico estão 25 cadastradores, que farão visitas aos imóveis em todos os bairros da cidade para coletar dados. As visitas terão início nesta terça-feira, 26, e a meta da empresa é que o trabalho seja concluído até outubro deste ano.

“A equipe de cadastro foi selecionada com pessoas aqui de Oeiras, garantindo mais renda para a cidade. Primeiro eles passaram por uma capacitação para entender o que é o cadastro imobiliário e econômico, que será realizado na cidade de Oeiras. Todos fizeram treinamento na parte de informática, internet e computadores, porque o cadastro será feito de forma digital.  Eles também foram capacitados sobre como medir os imóveis, como se dirigir às pessoas e todos foram orientados sobre a importância maior do cadastro, que é tonar a cidade de Oeiras mais eficaz no desenvolvimento de projetos na área da saúde, educação, orçamentos, regularização fundiária”, argumenta Ricardo Lima.

Com uniforme e crachá, os cadastradores vão visitar residências e empresas, realizando medições e coleta de dados, que serão reunidos em um único sistema e estarão à disposição dos órgãos municipais. Um dos objetivos é revisar a planta de valores genéricos dos imóveis, que serve de base para o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), como forma de garantir que o valor pago pelos proprietários seja o correto.

A arrecadação do IPTU é destinada a ampliar e aprimorar o acesso da população a políticas públicas de saúde, educação e assistência social. O imposto faz frente a todas as despesas do orçamento, abrangendo também vários outros tipos de serviços essenciais, como a limpeza pública, o asfaltamento e recapeamento de vias urbanas.

Além disso, o cadastro imobiliário e econômico, permitirá a criação de uma planta cartográfica da cidade, com um mapa atualizado de Oeiras.

Treinamento dos cadastradores