Prefeitura de Oeiras promove “Faxinaço” nos bairros Uberaba I e II

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com O Instituto Federal do Piauí (IFPI) participou do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Aedes aegypti na última quinta-feira (18). Este projeto envolveu alunos, professores, técnicos-administrativos, agentes de endemias e vigilância epidemiológica em ações para intensificar a conscientização da comunidade da população para a importância de erradicar os focos de reprodução do mosquito transmissor da Zika, Dengue e febre Chikungunya.

O objetivo é acabar com todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. O inseto se reproduz em recipientes com água parada. Por isso, é essencial a eliminação de garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar corretamente as caixas de água e piscinas. Para tanto, foi realizado um “faxinaço” com coleta de lixo e eliminação de criadouros pelas ruas e residências dos bairros Uberaba I e II.

De acordo com Miguel Ângelo, coordenador das ações, o combate ao Aedes aegypti tem que ser permanente. “É importante que todos os profissionais da área da saúde continuem engajados nesse combate e estimulem a população para que façam a limpeza de seus domicílios, pois a melhor forma de enfrentarmos problemas maiores, como a microcefalia, e proteger as futuras gerações é não deixar o mosquito nascer”, justifica.

Esta ação será levada para outros bairros da cidade de acordo com a programação previamente estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde. A proposta é que a população se sinta motiva a eliminar o mosquito Aedes aegypti.