Mais de mil adolescentes de Oeiras devem receber a 2ª dose da vacina contra o HPV

A Prefeitura de Oeiras através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a campanha da segunda dose da vacina de imunização do HPV na cidade. A meta é vacinar cerca de 1.100 meninas oeirenses, na facha etária de 11 a 13 anos, que receberam a primeira dose da campanha. O trabalho está sendo desenvolvido desde o último dia 8 e segue até o dia 31 de setembro.

Para receber a segunda dose, as jovens precisam apenas apresentar os cartões de vacina, comprovando que tomaram a primeira dose em março. As vacinas estão sendo disponibilizadas em postos de saúde da zona urbana e em algumas escolas da zona rural.

A vacina não tem nenhuma contra indicação. A Secretaria ressalta apenas que após o recebimento da dose, a jovem deve permanecer 15 minutos descansando no ponto de vacinação para poder ser liberada normalmente.

A imunização é composta de três doses. A última deve ser aplicada cinco anos após a primeira. Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência do HPV, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

Sabendo da importância da imunização contra está doença e pensando na proteção das jovens oeirenses, o Prefeito Lukano Sá está intensificando as ações na cidade. A campanha está sendo desenvolvida através de 14 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) de Oeiras, além de parcerias com as escolas da rede pública e privada, para o desenvolvimento de ações que conscientizem da importância da vacina.