Prefeitura de Oeiras fortalece atenção à Primeira Infância na 8ª Semana do Bebê

O município de Oeiras deu início nesta quarta-feira, 23, a mais uma edição da Semana do Bebê. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa é apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e contribui para mobilizar diversos setores da sociedade sobre os cuidados com a primeira infância – faixa etária de zero a seis anos de idade – para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem das crianças.

A abertura aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença de médicos, enfermeiros e gerentes da Atenção Primária à Saúde; membros da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA); do CER II, agentes das secretarias municipais de Educação e Assistência Social, representantes do Hospital Regional Deolindo Couto, e coordenadores da Semusa.

“É um momento onde nós reforçamos o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde e do município de Oeiras com a intensificação das ações, desde o pré-natal até a primeira infância, com um olhar muito direcionado à saúde da criança”, ressalta Auridene Moreira, secretária municipal de Saúde.

Este ano, a Semana do Bebê tem como tema o “Desenvolvimento Infantil: do pré-natal à primeira infância”, destacando a importância dessa fase na vida da criança. É nesta faixa etária que acontece o desenvolvimento da capacidade cognitiva delas. Para aprofundar o debate sobre o tema, a médica pediatra Jessica Torres ministrou a palestra “Os primeiros 2200 dias”.

A 8ª Semana do Bebê segue até o dia 29 de agosto, com diversas atividades, entre elas, a escolha do Bebé-Prefeito, título concedido à primeira criança que nascer de parto normal na maternidade do Hospital Regional Deolindo Couto, residente em Oeiras-PI, e cuja mãe tenha feito, no mínimo sete consultas pré-natal e tenha esquema vacinal completo.