V Expoeiras começa nesta quinta-feira (25) com exposições e show de Aviões do Forró

Tem início nesta quinta-feira, 25, em Oeiras, a maior feira agropecuária do Piauí – a Expoeiras. O evento, que está em sua quinta edição, acontece no Parque de Exposições Antônio Tapety, localizado na BR-230. A entrada é franca.

Grandiosa, a feira é direcionada a produtores rurais de diversos portes e apresenta inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agronegócio. “O foco principal da Expoeiras é o produtor, o agricultor. Queremos que o homem do campo que vai estar na Expoeiras se sinta motivado seja na exposição, seja nos produtos que estão sendo comercializados. Essa provocação aos pequenos e médios produtores é importante para que nossa economia funcione bem e avance”, afirma o prefeito de Oeiras, José Raimundo Lopes.

Na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura Municipal realiza a entrega de 150 mil alevinos para produtores rurais, cadastrados pela Secretaria Municipal de Agricultura. Os alevinos foram adquiridos junto à estação de piscicultura ‘Ademar Braga’, em Piripiri, através de uma parceria da Prefeitura com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Também nesta quinta será feita a entrega de vermífugos e sal mineral para 400 produtores de caprinos e ovinos.

No sábado, 27, o governador Wellington Dias e o prefeito Zé Raimundo, realizam a entrega de dois micro tratores para associações de produtores das comunidades Melancias e Canto da Vereda, localizadas na zona rural de Oeiras. “Vamos estabelecer um contrato de comodato com essas associações para melhorar a atividade agrícola nessas comunidades. São ferramentas que vão proporcionar aos associados uma maneira de aumentar sua produtividade”, explica o prefeito. Os micro tratores foram adquiridos pela Codevasf, através de emenda do senador Ciro Nogueira.

Ainda no sábado, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Coordenadoria de Fomento à Irrigação do Piauí preparam a entrega de 20 kits de irrigação a produtores rurais. Também está prevista a assinatura de contratos com a Agência de Fomento do Piauí para aquisição de matrizes bovinas.

“Com o homem do campo sendo bem assistido e tendo condições de levar um produto com menor preço para ser comercializado na cidade, conseguimos ter uma economia mais fortalecida. O papel da Expoeiras é mostrar ao homem do campo as atividades inerentes a ele e a viabilidade dessas atividades”, finaliza Zé Raimundo.

Mais 90 mil pessoas devem passar pela feira até domingo, dia 28, de acordo com a organização da Expoeiras. Grandes show estão previstos para as três noites de evento. Nesta quinta-feira se apresentam David Ostentação, Aviões do Forró e o cantor Leo Cachorrão.

A organização informa que a entrada com bebidas é permitida, desde que as mesmas estejam em vasilhames de plástico ou garrafas PET.

Confira a programação completa da V Expoeiras:

Dia 25/06

8h às 11h – Pesagem e mensuração dos animais (caprinos e ovinos)

14h às 16h – Julgamento de ovinos e caprinos

18h – Abertura Oficial

22 h – Atrações musicais – David Ostentação, Aviões do Forró e Léo Cachorrão

Dia 26/05

Exposições e Competições

8h às 12h – Julgamento de caprinos e ovinos

14h às 18h – Julgamento de caprinos e ovinos

Palestras

8h30min às 10h – Palestra: Manejo e inseminação artificial em caprinos e ovinos. Palestrante: João Mendes, médico veterinário (UFPI), doutor em Reprodução Animal.

14h às 15h30min – Palestra: Produção de Hortaliças. Palestrante: Adriano Ferreira, engenheiro agrônomo, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

16h às 18h – Palestra ICMS Ecológico. Palestrante: Consultor Ambiental

Atrações Musicais

22 h – Atrações musicais – Edy Sacana, Mano Walter e Anderson Rodrigues

Dia 27/05

Exposições e Competições

8h às 12h – Julgamento de caprinos e ovinos

14h às 18h – Julgamento de caprinos e ovinos

19h – 1º Grande Leilão Expoeiras

Palestras

8h30min às 10h – Palestra: Manejo e inseminação artificial em caprinos e ovinos. Palestrante: João Mendes, médico veterinário (UFPI), doutor em Reprodução Animal.

10h às 12h – Palestra Defesa do Consumidor – PROCON. Palestra: Natan Pereira Dias, coordenador do Procon de Oeiras.

14h às 15h30min – Palestra: Produção de galinha caipira. Palestrante: Pedro Silva, professor da UFPI e especialista em Produção Animal

15h30 às 17h – Palestra: Piscicultura (tanque escavado). Palestrante: Franielson Lopes, técnico em Agropecuária – EMATER-PI.

22h – Atrações musicais – Kariny e Banda – Os Gonzagas – Forró Pegado

Dia 28/05

68ª Festa do Vaqueiro de Oeiras

6h – Café da Manhã na Fazenda Barreiro

8h – Cavalgada e Bênção dos Vaqueiros

9h – Início dos páreos no Parque de Exposições Antônio Tapety

13h – Almoço e Forró dos Vaqueiros com show de Gonzaga Lu