Lukano Sá lidera mutirão de combate ao Aedes Aegypti

No último sábado (20) aconteceu a XI Prefeitura Itinerante, realizada no povoado Briona, interior de Oeiras, e a equipe de colaboradores e moradores da comunidade, lideradas pelo Prefeito Lukano Sá, intensificou a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, agente transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika vírus. O grupo visitou diversas residências do povoado no intuito de alertar os moradores dos riscos proveniente do acúmulo de água em recipientes indevidos.

Para o Prefeito Lukano Sá, a responsabilidade pelo enfrentamento ao mosquito não é apenas das equipes de saúde, mas de toda a população, que deve manter-se vigilante ao acúmulo de água parada, sobretudo em suas residências. “O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos nós brasileiros. Devemos começar essa ação a partir de nossas casas, evitando que acumulemos lixo ou deixemos recipientes acumulando água. Nessa batalha devemos estar todos engajados, pois juntos seremos bem mais fortes, evitando a proliferação deste inseto”, destacou o Prefeito de Oeiras.

A ação está em consonância com a proposta do Ministério da Saúde, que também tem intensificado suas atividades em prol do combate ao mosquito. A proliferação desse agente tem colocado em risco a saúde da população brasileira, visto que o Zika Virus está sendo relacionado como possível causa de microcefalia, condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança ainda em gestação são significativamente menores do que outras no mesmo estágio.