Prefeitura de Oeiras marca presença com congresso de hepatites virais

A Prefeitura de Oeiras participou, entre os dias 17 e 20 de novembro, do 3º Congresso de Hepatites Virais do Ministério da Saúde. O evento foi realizando na cidade de João Pessoa e reuniu organismos internacionais, governo brasileiro e sociedade civil.

A cidade de Oeiras foi representada pelo enfermeiro Reinaldo Ferreira Silva, da Secretaria Municipal de Saúde, que participou de discussões para encontrar estratégias de prevenção, diagnostico tratamento, logística, monitoramento, avaliação e articulação entre os diferentes atores em prol de uma sociedade sem epidemias.  Hoje, a hepatite é a oitava entre todas as causas de mortes no mundo. O Congresso de Hepatites Virais foi realizado simultaneamente ao 10º Congresso de HIV/Aids.

Dentre todos os temas abordados no 10º Congresso de HIV/Aids, a PEP (Profilaxia Pós-exposição) foi o que mais ganhou destaque, pois é uma medida de prevenção da infecção pelo HIV que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco em situações de exposição ao vírus.

De acordo o com o enfermeiro Reinaldo Silva, o encontro foi de uma excelente oportunidade para ter uma visão da hepatite C a partir de diversos ângulos diferentes. No congresso estiveram presentes expoentes da ciência do Brasil e do exterior, discutindo resultados entre as populações específicas, a interação da hepatite C com outras infecções.

“Participar desse congresso foi uma oportunidade ímpar para discutirmos os desafios de como acelerar a resposta contra o HIV nos próximos cinco anos, para que seja possível vislumbrar um mundo sem a epidemia da AIDS em 2030”, pontuou Reinaldo.