Evento marca abertura do ano letivo na rede municipal de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou no último sábado (21) a abertura oficial do ano letivo da rede municipal de ensino. O evento foi realizado no Parque de Lazer e Eventos Aldenora Nunes, que compõem o complexo turístico do SESC-Oeiras. Na ocasião um grande número de professores e servidores da educação assistiram a apresentações culturais e a palestra do professor Cineas Santos.

Embora as aulas tenham iniciado desde o dia 4 de fevereiro, o evento que marca o início do ano letivo foi adiado em virtude da posse dos novos professores efetivos, momento oportuno para a integração destes novos profissionais. Cerca de 300 professores marcaram presença na reunião, que foi aberta com a entoação dos Hinos de Oeiras e do Piauí, cantados por Karine Santos.

Em seguida ocorreu à apresentação dos Congos de Oeiras, manifestação cultural da cidade que representa basicamente a atividade de uma corte africana, que recebe a visita de um embaixador de outro país. O rei conta com a ajuda do seu ordenança e do secretário para convencer o visitante a louvar a Virgem do Rosário e a fé do seu povo.

O ponto alto do evento foi à palestra proferida pelo professor Cinéas Santos, que num primeiro momento falou sobre os direitos dos professores e das dificuldades de se fazer educação no Brasil. A importância da leitura foi a grande tônica da palestra, onde o professor falou ainda da sua intimidade com a língua portuguesa desde os tempos que morava no sul do Piauí.

“Não compreendo como no Brasil existem pessoas que se dão o direito de jogar livro e merenda no lixo. É preciso repensar a educação no nosso país, e acima de tudo, é preciso saber para quem estamos ensinando. Diante dessa realidade é necessário que tenhamos competência e criatividade para ensinar. O livro não faz parte do ‘cardápio’ dos brasileiros, foi um grande erro histórico, ele chegou tarde demais em nosso país, porém é preciso alimentar os nossos alunos com livros”, destacou Cinéas Santos.

A Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, também se pronunciou no evento e falou dos subsídios que a Prefeitura de Oeiras vem dando para o incentivo à leitura no município, citando a realização da já consolida Feira do Livro de Oeiras (FLOR). Na ocasião a secretária também desejou boas vindas aos servidores da educação.

O evento foi concluído com a entrega do troféu “Campeões da Educação”, comenda criada pela SEMED para homenagear escolas, professores e gestões que se destacaram no ano de 2014 no fazer educação. Segundo Tiana Tapety, este prêmio é uma forma de reconhecer o empenho de cada profissional, além de estimular que os demais possa também chegar ao nível dos homenageados, demanda que faz parte das ações de planejamento, capacitação e avaliação seguidas na gestão do prefeito Lukano Sá.