Oeiras debate reconstrução do SUAS na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

Com o tema “A reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o Conselho Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizaram nesta segunda e terça-feira, 19 e 20 de junho, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social – espaço para debate e planejamento das políticas públicas de proteção social de Oeiras para os próximos anos.

O evento ocorreu no auditório da Semusa e reuniu representantes do poder público e de organizações não-governamentais, profissionais da assistência social, usuários e membros da sociedade civil com o objetivo de elaborar e apresentar propostas para fortalecer e aprimorar as políticas públicas da Assistência Social e consolidar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a partir da realidade do município.

Na segunda-feira, na abertura da Conferência, foi realizada a apresentação do grupo de balé do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e a leitura do regimento interno. Na terça-feira, ocorreu a com palestra magna “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, ministrada pela conselheira estadual de Assistência Social, Maria Goés de Oliveira.

Os debates para elaboração de propostas e apresentação dos eixos de discussão foram conduzidos pela conselheira estadual de Assistência Social, Fernanda Soares Sousa. Na ocasião, também foi feita, com participação de toda a assembleia presente, a escolha dos delegados que representarão os segmentos governamentais e sociedade civil do município de Oeiras na Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorrerá em outubro.