Discurso do prefeito Zé Raimundo na sessão de abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Oeiras

“Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara,

Excelentíssimo Senhores vereadores,

Senhoras e Senhores,

É com imensa satisfação que venho a esta Casa legislativa para trazer a mensagem do Poder Executivo por ocasião da abertura dos seus trabalhos para o ano de 2018. Sabemos todos que, por afirmação da Constituição da República, os poderes são independentes e devem ser harmônicos, porque só assim sendo, avançará a democracia e mais ainda, será propiciado a garantia do atendimento dos interesses da população acima de quaisquer outros.

Digo isso, senhores vereadores, nessa nossa fala inicial, para reafirmar nosso compromisso com o amado povo de Oeiras e também perante os senhores, de que o Poder Executivo permanecerá diuturnamente trabalhando para o bem estar de todos. Diante dessa perspectiva, acreditamos que quando se ocupa um cargo público deve-se agir de maneira correta e empenhada, por isso desde os primeiros momentos de nossa gestão buscamos de maneira responsável e planejada viabilizar uma administração eficiente, objetivo este, alcançado com bastante notoriedade.

Temos conseguido com esforço e coragem superar diversas barreiras, proporcionando a cada cidadão, seja ele da zona urbana ou rural de nosso município, serviços de qualidade nos mais variados seguimentos.

Dessa forma, pensando em uma gestão compartilhada, temos ofertado serviços de saúde de qualidade na garantia de que todos que busquem nosso postos e unidades básicas de saúde, possam usufruir de uma boa estrutura, e sobretudo do atendimento de profissionais qualificados no exercício de suas áreas.

Assim também, por entendermos da importância da educação no desenvolvimento de nossa sociedade, além de proporcionarmos um ensino de qualidade, buscamos ainda valorizar nosso professores, por isso reajustamos o valor do piso dos nossos docentes acima do estabelecido pelo governo federal. Tudo isso é resultado de planejamento, visto que, mesmo diante uma crise econômica que ora agride todo o pais, a Prefeitura de Oeiras honra e reconhece a necessidade de valorizar os profissionais da educação, enquanto a maior parte das gestões de municípios e estados não tem condição de efetuarem esse beneficio

Ainda em termos de educação, quanto aos nossos alunos, temos colhido bons resultados, algo comprovado através dos índices do IDEB. Dessa forma, para avançarmos ainda mais, implantamos o desafiador projeto Borboleta, que vem a cada dia dando sinal de sua eficiência, pro isso esperamos resultados ainda melhores para este ano de 2018.

Mesmo com tantos avanços e resultados positivos, somos sabedores que ainda temos muitos desafios que sem sombra de dúvidas, irão melhorar ainda mais a qualidade de vida dos moradores de nossa cidade. Pensando assim, tivemos a ousadia de propor para Oeiras e implantaremos, ainda no início do mês de Março, o SAAE – Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Oeiras, uma autarquia que fornecerá ao nosso povo, uma melhor gestão e consequentemente, uma água de melhor qualidade para os habitantes da cidade e do interior. Essa será uma grande ação da gestão, que abrirá também um diálogo mais eficiente da população com quem gerencia a água consumida no seu cotidiano, visto que a água é vida, é saúde e por isso mesmo, precisamos tê-la com bastante qualidade.

É oportuno dizer que temos elencado para os dias vindouros outro grande desafio, que é a organização urbana do trânsito, assim caminhamos rumo a municipalização do trânsito de Oeiras, um desejo de grande parcela da população, que anseia em diminuir o número de acidentes e melhorar a acessibilidade dos pedestres nas vias públicas. Esse desafio, ao contrário que muitos possam pensar, não passa apenas pela multa aos motoristas, mas sobretudo pela presença do municipalidade no dia-a-dia da cidade, através da educação do trânsito.

Outros desafios já viram realidade, a exemplo do Selo SIM, onde nossa cidade passou a contar com o serviço de inspeção municipal, que regulamenta e previa avaliação e fiscalização dos produtos de origem animal destinado a comercialização em nosso município. Uma ação de nossa gestão em parceria com o SEBRAE, na garantia de oportunizar ainda mais qualidade de vida ao nosso povo.

Não poderia deixar de destacar que muito dessas conquistas aqui pontuadas devemos as parcerias firmadas nas mais distintas esferas, a citar a colaboração incansável do nosso querido Senador Ciro Nogueira, que sempre está disposta a nos ajudar viabilizando diversas emendas, tão quanto os nosso diletos deputados federais Mainha, Rodrigo Martins e Iracema Portela. É Também de grande importância para nossa cidade a parceria que temos junto ao Governo do Estado do Piauí, sempre solicito as nossas demandas. E aproveito para destacar a importância de termos o apoio incansável do nosso Deputado Bessah Filho, que muito vem fazendo por nossa gente.

Sem mais delongas, para a efetivação   de novas propostas que venham beneficiar de maneira direta o povo oeirense, vamos precisar do imprescindível apoio desta Casa Legislativa, fonte originária de confronto de ideias e debates, com a manifestação de suas demandas; de suas críticas, justas e construtivas; sempre apontando caminhos e soluções para o bem de toda a população.

Assim sendo, expressamos nossos agradecimentos a todos.

Paz e bem”.

José Raimundo de Sá Lopes