Prefeitura de Oeiras realiza acompanhamento da comunidade Canto Fazenda Frade

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, vem realizando desde junho deste ano um processo de acompanhamento da comunidade Canto Fazenda Frade. Foi à administração municipal que iniciou os procedimentos pra que a comunidade fosse reconhecida como comunidade quilombola, para que assim pudesse ser beneficiada com os programas de nível federal.

Diante disso, uma equipe do CRAS II realizou palestra com o intuito de explicar o que é uma comunidade quilombola e quais as vantagens de fazer parte dela, nessa mesma reunião foram expostos os direitos e deveres dos associados, como também foi explanado quais os critérios para receberem o beneficio do bolso família.

Em um segundo momento a comunidade recebeu mais uma vez a visita da equipe do CRAS II com a finalidade de fazer o cadastramento, no que a longo prazo beneficiou 100% da população local.

“Quando começamos tínhamos apenas 13 famílias cadastradas, totalizando 42 pessoas. Hoje já são 62 famílias, o que equivale a 239 pessoas que vem recebendo benefícios após se cadastrarem e se reconhecerem como quilombola. Mas o trabalho é constante, pois não basta só se cadastrar é preciso compreender a importância de ser um quilombola”, explicou a coordenadora Valquíria Regina.

O acompanhando e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades oeirenses tem sido uma das prioridades da gestão do Prefeito Lukano Sá. O trabalho visa proporcionar subsídios necessários para melhorar a qualidade de vida do lugar.

Para o encerramento das atividades na comunidade Canto Fazenda Frade o CRAS II ira realizar no próximo dia 22, um ciclo de palestras que contara com a participação de integrantes do Crediamigo, que vão explicar as vantagens do Agroamigo, como meio de aumentar a renda e de possibilitar desenvolvimento socioeconômico. O espaço também contará com a presença de membros do Conselho Tutelar que levaram informações relevantes ao convivo familiar e comunitário.