Educação Municipal de Oeiras conquista medalhas em olimpíadas nacionais de Química e Literatura

Alunas da rede municipal de ensino de Oeiras conquistaram duas medalhas de ouro, três medalhas de bronze e 37 menções honrosas na Olimpíada Nacional Feminina de Química, a Quimeninas, que premia um grupo seleto de 510 estudantes no país.

O projeto Quimeninas, criado pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química, é destinado às meninas regularmente matriculadas no 9º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio de todo o Brasil.

Além de incentivar a participação do público feminino na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), a Quimeninas tem o objetivo de aumentar o número de meninas medalhistas em competições de nível nacional e internacional, identificar talentos femininos na Química e incentivar o ingresso em universidades nas áreas científica, tecnológica e de engenharia.

Ouro, prata e bronze na Olimpíada de Literatura

Participando pela primeira vez da Olimpíada de Literatura, os estudantes da Educação Municipal alcançaram um expressivo desempenho, com três alunos pontuando entre as melhores notas do país. Foram três medalhas de ouro, três de prata, duas de bronze e uma menção honrosa.

A Olimpíada de Literatura contribui para a formação literária dos brasileiros, testando o conhecimento e compreensão sobre obras literárias (romances, contos, novelas, poemas), estabelecendo relações intertextuais e comparando o desempenho dos leitores, que vivenciam uma imersão em clássicos da literatura universal, sob seus aspectos linguísticos e socioculturais.

As alunas e alunos premiados são acompanhados pela equipe de professores do Centro Olímpico Edilberto Dinkelborg, que desenvolve as potencialidades dos estudantes da Educação Municipal e amplia o desempenho deles em olimpíadas educacionais de conhecimento, em nível estadual, nacional e internacional.