2ª Mostra de Cultura Popular de Oeiras homenageia ‘Seu Quelé’, brincante de Reisado do Bairro Canela

O brincante de Reisado, Clementino Batista Brandão, conhecido como ‘Seu Quelé’, será o grande homenageado da 2ª Mostra de Cultura Popular de Oeiras, marcada para a próxima quinta-feira, 21 de setembro, na Praça Maria de Cota, no Bairro Canela.

Entusiasta da cultura popular oeirense, Seu Quelé contribuiu para manter e preservar importantes tradições folclóricas na cidade. Além de brincante da Folia de Reis, ele também foi mestre de Leseira e da Roda de São Gonçalo e repassou seus conhecimentos para as novas gerações do Reisado do Canela.

O jaraguá, o boi, os caretas e outros lendários personagens do Reisado estarão presentes na contação de história e rodas de conversa, que integram a programação do evento. O show de encerramento será com a banda folclórica piauiense Valor de PI, que levará ao público músicas regionais, apresentação do bumba meu boi, lendas e muita animação.

A iniciativa é da Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Conselho Municipal de Cultura, viabilizada através do Fundo Municipal de Cultura.

2ª MOSTRA DE CULTURA POPULAR

Ano Clementino Batista Brandão – ‘Seu Quelé’

QUINTA-FEIRA – 21 DE SETEMBRO

• 08h30 – Praça da Juventude

Contação de História “O boi de Catirina e Pai Francisco” – Profª Katiana Lopes

• 10h – Praça da Juventude

Roda de conversa: Nos Caminhos do Bumba Meu Boi: A história do Reisado em Oeiras.

• 15h – Escola Municipal Juarez Tapety

• 18h – Praça da Juventude

Concentração e cortejo para a Praça Maria de Cota.

• 20h – Praça Maria de Cota

Show da banda “Valor de PI”

Apresentações da Cultura Popular