Prefeitura de Oeiras realiza curso gastronômico focados em carne caprina e ovina

Foi com um delicioso e eclético almoço que a Prefeitura de Oeiras concluiu o curso de Gastronomia Regional à Base de Caprinos e Ovinos, ocorrido entre os dias 08 e 11 de setembro na sede do ACESSUAS do município. O curso se deu através de uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social (SEMAS), Industria e Comércio (SEMIC) e o SEBRAE.

O evento teve como público alvo donos de restaurantes de Oeiras, que puderam, durante a formação, aprender e aperfeiçoar técnicas na utilização da carne desses animais.  Para a secretária municipal de Industria e Comércio, Carla Martins, essa formação foi de fundamental importância por viabilizar o suporte necessário para que novas oportunidades surjam no município.

“Foi sem dúvida um curso bastante proveitoso, quem ganha não é apenas quem participou de maneira direta, mas de certo modo, a própria cidade, que passa a contar com profissionais mais experientes e conhecedores de como trabalhar com esse segmento gastronômico. Durante o Festival de Cultura desse ano esperamos que todos que participaram desse curso possam colocar em prática o que foi aprendido aqui, oportunidade de todos saborearem o que há de melhor tendo como base caprinos e ovinos”, frisou Carla Martins.

Participaram do curso um total 20 pessoas, que receberam as mais diversas orientações, desde o corte da carne ao processo de preparação dos pratos. Para Maria Leal, uma das participantes do curso, foi um momento de muita aprendizagem, o que garante que essas novas informações possam ser aplicadas dentro e fora de casa.

“Foi um momento de muito aproveitamento, antes só sabíamos o essencial, com esse curso aprendemos que com a carne de caprinos e ovinos podemos fazer outros pratos. O mais interessante é que tudo isso, de maneira bem aplicada, pode garantir uma renda melhor para nossas famílias”, destacou a participante.

O prefeito Lukano Sá tem incentivando a valorização dos produtos regionais como via de desenvolvimento econômico e social. A produção de caprinos e ovinos tem crescido consideravelmente na região de Oeiras devido às novas tecnologias que facilitam a convivência do homem do campo com o semiárido.