Saúde realiza 350 testes rápidos na semana do Carnaval em Oeiras

Cerca de 350 testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis – HIV, Sífilis, Hepatite B e C – foram realizados em Oeiras entre os dias 05 e 09 fevereiro, período que antecedeu o Carnaval. A ação faz parte da campanha “Prevenir é Viver o Carnaval – ‘Vamos combinar’”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado – CTA/SAE.

Segundo a Semusa, o é objetivo fortalecer as mais diversas formas de prevenção, tendo como foco principal o público jovem. Os testes foram realizados no Mercado Municipal Dona Lili e em casas de prostituição do município.

Dentro da campanha, o Bloco da Prevenção – composto por profissionais do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS, da Estratégia Saúde da Família- ESF e Coordenadores da SMS – percorreu as principais ruas do centro da cidade distribuindo preservativos e lubrificante para população.

Além disso, foram entregues preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante aos blocos alternativos para serem distribuídos no momento da entrega dos abadás. Proprietários de bares também receberam os insumos como forma de facilitar o acesso da população aos preservativos.

Em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi realizada uma blitz educativa na Avenida Transamazônica, com a entrega de panfletos informativos para a população em trânsito, especialmente os caminhoneiros.