Oeiras abre atividades do Novembro Azul com ‘aulão funcional’

A Praça de Eventos de Oeiras virou uma estação de treinamento funcional nesta terça-feira, 13. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o aulão funcional marca oficialmente o início das ações da campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata e diabetes.

“O objetivo do aulão foi conscientizar a população para mudanças no estilo de vida. A alimentação saudável associada a prática de atividade física pode prevenir o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis. Devemos trabalhar a atenção primária, conscientizar a população que a prevenção é o melhor caminho para se ter saúde. Isso deve ser feito de forma consciente e sob supervisão de profissionais capacitados”, coloca Jardeline de Oliveira, coordenadora do Programa Hiperdia, no município de Oeiras.

O treinamento funcional foi ministrado pela equipe do WWR Funcional, composta pelos profissionais Welliton Ronniery, Webert Ricelles, Daniel Erik e Wendel Santos, por iniciativa da Semusa, através das coordenações de Hiperdia, Saúde do Adulto e do Idoso e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Jardeline de Oliveira lembra que o 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, data que mobiliza campanhas no mundo inteiro, conscientizando sobre a importância da prevenção e educação para os cuidados de pacientes com a doença. “Oeiras não se diferencia do mundo todo. Durante todo mês de novembro, as estratégias de saúde da família e equipe multiprofissional trabalham a prevenção do diabetes e a prevenção de complicações causadas pela doença”, destaca Jardeline de Oliveira.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão integradas ao Programa Hiperdia, realizando dentro de suas rotinas a entrega de medicações, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e atividades educativas.

Mais atividades

Além do aulão funcional, as atividades do Novembro Azul ocorrem em todas as UBSs de Oeiras – zona urbana e rural. Estão as ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde do município estão: palestras educativas sobre diabetes e câncer de próstata, avaliação nutricional, verificação de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, testagem rápida e atualização da caderneta vacinal.

Seguindo a programação da campanha, na próxima quarta-feira, 21, uma equipe de profissionais de saúde estará no pátio do Mercado Velho realizando avaliação de Hiperdia – teste de glicemia capilar, verificação da pressão arterial e avaliação nutricional, a partir das 16h, no público que atua no Centro Comercial da cidade. No dia 22, a avaliação de Hiperdia será direcionada para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

Fotos do aulão funcional

Atividades do Novembro Azul nas UBSs