Pronatec encerra mais um curso em Oeiras

Na noite da última terça-feira (10), aconteceu a solenidade de encerramento do curso de Salgadeiro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que vinha sendo realizado desde o último dia 31 de março em Oeiras. O curso é mais uma realização de qualificação ofertada pelo município, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SEMIC) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), numa parceria da Prefeitura Municipal de Oeiras com o SENAC-PI. Estiveram presentes ao encerramento o Ex-prefeito de Oeiras B Sá, o Vereador Espedito Martins, a Secretária Municipal de Indústria e Comércio, Carla Martins e colaboradores da SEMIC.

“Os cursos do arco de culinária sempre são muito procurados. Existiam um número limitado de vagas e foram todas preenchidas, embora duas pessoas tenham desistido e não tivemos mais tempo para substituí-las. É um curso onde é muito mais fácil as pessoas saírem dali e já começarem a ganhar dinheiro. É uma satisfação muito grande fazer parte dessa mudança e ver resultados positivos de um trabalho é gratificante”, frisou a secretária Carla Martins.

No último dia 29 de maio foram encerrados mais dois cursos: de Vendedor e de Recepcionista. A SEMIC está fazendo o acompanhamento dos alunos dos três cursos no que diz respeito a inserção no mercado de trabalho. Desses alunos, alguns estão montando o seu próprio negócio e outros estão em busca de um espaço no mercado. Também existem aqueles alunos que estão num processo de aprendizado contínuo e que não pretendem trabalhar agora e sim buscar mais qualificação até chegar o ponto de estarem devidamente preparados para enfrentar com mais segurança a concorrência no mercado de trabalho.