Escolas municipais de Oeiras participam da 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Sete escolas municipais de Oeiras estão participando da 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar, além de dar visibilidade a iniciativas já desenvolvidas nas escolas públicas do município.

O tema norteador da jornada é a promoção da alimentação adequada e saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar. Participam da iniciativa as escolas municipais: Agrotécnica, Balduíno Barbosa de Deus, Benedito Sá (Canto Fazenda Frade), Contentamento, Juarez Tapety, Mãe Tança e Visconde da Parnaíba.

Entre as atividades realizadas pelas escolas estão: visita dos alunos da Escola Juarez Tapety ao Mercado Municipal Dona Lili para aprendizagem sobre alimentos in natura; oficina de culinária na Casa da Merenda, com estudantes das escolas Juarez Tapety e Visconde da Parnaíba, para confecção de alimentos à base de caju e frutas típicas da região e palestra na escola Agrotécnica sobre agricultura familiar e geração de renda, ministrada pelo secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa.

“Foi um momento oportuno e rico em que se trabalhou as categorias de processamento dos alimentos in natura ou minimamente processados, processados e ultraprocessados, conforme preconizado no Guia Alimentar para a População Brasileira”, destaca a professora Ceiça Martins sobre a visita ao Mercado Municipal.

O secretário Edelto Sousa destaca a troca de experiências com os alunos durante a jornada. “Trabalhamos para movimentar a economia do produtor rural, dos agricultores familiares, gerando renda, promovendo saúde, contribuindo com o aprendizado dos nossos alunos ao tempo em que sensibilizamos toda a comunidade sobre a necessidade de trabalharmos mantendo o respeito e o cuidado com o meio ambiente. A escola forma cidadãos e nós fazemos parte desse processo fornecendo produtos de qualidade e com responsabilidade social”, argumenta.

Além disso, os estudantes da escola Visconde da Parnaíba receberam da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente mudas de plantas frutíferas e nativas da região e conheceram a produção da agricultura familiar oeirense na localidade Riachuelo, zona rural do município. As ações contam com a participação e acompanhamento de professores e nutricionistas da rede municipal de ensino.

A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional valoriza a cultura alimentar regional e amplia o debate sobre a importância de uma alimentação escolar saudável e sustentável. “Na Escola Municipal Agrotécnica temos a Horta Escolar, espaço estratégico que utilizamos para trabalhar temáticas como a agroecologia, educação ambiental, cultura alimentar, sustentabilidade econômica, social e ambiental, além de utilizarmos no dia a dia da nossa alimentação escolar”, diz o diretor Joanã Barbosa.