Nota de esclarecimento acerca de informações falsas divulgadas sobre o SAAE Oeiras

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) divulgou nesta terça-feira, 11, uma nota desmentindo informações inverídicas propagadas em Oeiras.

Confira a nota:

Devido à divulgação de informações inverídicas sobre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto em Oeiras (SAAE), por pessoas mal intencionadas, com interesse unicamente politico, a autarquia vem através desta nota repudiar o ato e esclarecer as informações falsas, propagadas para os cidadãos oeirenses.

Referente ao valor da taxa, que de acordo com o que foi propagado, são cobradas de forma abusiva, o SAAE nega esse fato e esclarece que as taxas, foram determinadas pelo decreto municipal Nº 28 de 30 de maio de 2018, e são exatamente iguais as que eram cobradas pela Agespisa no ano de 2017. A autarquia lembra que a Agespisa já executou um reajuste no ano passado, e o SAAE continua com o mesmo valor de 2017.

O SAAE explica que as famílias que não podem pagar pela tarifa normal podem ter a fatura de água com o valor mínimo, através do programa Tarifa Social, que visa garantir preços mais baixos nos serviços de água e tratamento de esgoto para famílias de baixa renda. Basta se dirigir ao SAAE para analisar se a família atende os requisitos do programa.

Com relação à suspensão do fornecimento gratuito de água em alguns poços da cidade e sobre a instalação de hidrômetros nas residências que utilizavam a água dos mesmos, o SAAE explica que existiu uma falta de investimento da empresa que antes era responsável pelo abastecimento da água no município. Devido a isso, as administrações anteriores da prefeitura se viram obrigadas a realizar uma ampliação de poços para poder atender a demanda da população que vem aumentando. Com a criação do SAAE, todos esses poços foram passados para esta autarquia, que vem realizando o tratamento da água, mesmo onde ainda a água não é cobrada, executando as redes de abastecimento em substituição às redes existentes de material inapropriado, garantindo a qualidade do recurso e redirecionando esses poços para a rede de distribuição do SAAE. Somente após o tratamento do poço e a constatação de uma boa qualidade da água, é que as equipes do SAAE passam pelas residências para realizar o cadastramento regular do usuário, para só posteriormente fazer a instalação do hidrômetro, tudo conforme a legislação vigente.

Lembramos que o SAAE montou um laboratório para análise da água e do esgoto, todos os meses são coletadas amostras de água de todos os poços, o que nos dá a garantia da qualidade da água fornecida aos oeirenses.

O SAAE reforça que os hidrômetros que estão sendo instalados nos poços, se restringem à zona Urbana onde há o serviço de coleta de esgoto e têm como único objetivo calcular o valor da tarifa de esgoto.

Enfatizamos que a informação de que seriam instalados hidrômetros na zona rural do município é totalmente falsa, estamos trabalhando para regularizar o serviço na zona urbana, não havendo nenhuma previsão de cobrança na zona rural.

Frisamos que o SAAE está de portas abertas para receber os usuários com dúvidas sobre as tarifas ou qualquer outra ação realizada pelo órgão. É nossa obrigação prestar orientação e atender a demanda da população, que pode nos procurar. Se por ventura o cliente achar que exista algum erro na cobrança das taxas, nós vamos investigar. Uma de nossas equipes vai até a casa do usuário realizar uma vistoria para tentar identificar se é um problema no hidrômetro, se é um vazamento. O importante é que a pessoa pague o justo e o correto pelo que ela está consumindo.

Colocamo-nos a disposição da população, dos meios de comunicação e do poder legislativo, para esclarecer qualquer informação a respeito dos serviços das redes de distribuição de água e esgotamento sanitário da cidade, assim como demais informações sobre as atividades do SAAE em Oeiras.

Assuéro Rêgo

Diretor do SAAE Oeiras