SEMICS realiza emissão de carteira do artesão para comunidades quilombolas em Oeiras

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (SUDARPI), iniciou nesta quarta-feira, 10, na região do Canto Fazenda Frade, zona rural de Oeiras, o projeto para emissão da carteira do artesão para as comunidades quilombolas. A meta da SEMICS é percorrer todos os polos quilombolas para emitir o documento de identificação do artesão.

A atividade serve para identificar e colocar os quilombolas oeirenses no mapeamento municipal e estadual. A emissão do documento é de suma importância, pois credencia o profissional para participar de toda e qualquer ação desenvolvida por órgãos oficiais como a própria SEMICS, SUDARPI e SEBRAE. Além disso, com a carteira, o artesão tem isenção de ICMS sobre mercadoria comercializada.

Para receber a carteira, o artesão deve comparecer ao local onde se encontra a equipe da SEMICS, com documento de identificação e duas fotos 3×4 e comprovante de residência. A emissão da carteira é gratuita. O objetivo é alcançar o máximo possível de profissionais regularizados, contemplando todas as comunidades até o final de novembro deste ano.

Na oportunidade, estiveram presentes: o secretário municipal de Industria e Comércio, Adão Silva; o vereador Márcio Carroceria, coordenadora da SEMICS, Marcília Santana; o colaborador Leandro e a representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Célia.