Modelo de gestão pública para o Piauí, Oeiras vence etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023

Oeiras foi a grande vencedora da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, entregue na noite desta quarta-feira, 08, no Sesc Cajuína, em Teresina. O município ganhou o prêmio principal como a melhor gestão pública do Estado do Piauí e também venceu nos pilares Educação e Sustentabilidade.

Além disso, Oeiras foi finalista nos marcadores Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Saúde e Bem Estar, na avaliação dos municípios piauienses que possuem entre 30 mil e 100 mil habitantes. Promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e Instituto Aquila, a premiação utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) como critério técnico para aferir o desempenho dos municípios, com o propósito de reconhecer e incentivar as boas práticas da gestão pública.

O Instituto Aquila utiliza 67 indicadores para analisar as políticas públicas dos municípios, a partir de fontes públicas. O Band Cidades Excelentes possui três categorias – cidades com menos de 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e mais de 100 mil habitantes – que são avaliadas em seis pilares: “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”; “Educação”; “Saúde e Bem Estar”; “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”; “Sustentabilidade” e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”, além do Prêmio Principal.

Esta é a terceira vez que Oeiras conquista o 1º lugar geral do Prêmio Band Cidades Excelentes, no Piauí. Com o resultado que consolida o modelo de gestão do município no cenário estadual devido às boas práticas, importantes indicadores e políticas públicas que garantem a qualidade de vida da população, Oeiras vai disputar agora e etapa nacional da premiação, que ocorre em dezembro, em Brasília.

“Este reconhecimento ao trabalho, cujo maior objetivo é melhorar a vida das pessoas, nós compartilhamos com todos que, juntos conosco, fazem a melhor gestão municipal do Piauí, com especial agradecimento a cada profissional e servidor que, com sua atuação e dedicação diárias, são fundamentais para a construção deste legado de conquistas e vitórias que estamos deixando para Oeiras e para os oeirenses”, celebra o prefeito José Raimundo.