Incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações. Esse é o objetivo do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Sebrae.
Voltado para alunos do Ensino Fundamental, nesta edição, o projeto foi realizado nas escolas municipais Agrotécnica, Júlia Miranda e Santinha Nunes, que na última sexta-feira, 06, expuseram seus trabalhos numa feira, no Centro Histórico de Oeiras.
A professora Carlane Leal, coordenadora do projeto, diz que no JEPP a Educação é utilizada como ferramenta para transformação dos alunos, estimulando a capacidade de gerir a própria vida pessoal, profissional, financeira e social.
Elisa Barroso, consultora do Sebrae, frisa que, ao longo de três meses, são disponibilizados livros e orientações para que, juntos, professores e alunos confeccionem os produtos expostos e vendidos durante a feira. “Esse projeto plantam a semente do empreendedorismo e estimulam os estudantes a tomarem iniciativas e atitudes”, destaca.
Os produtos são concebidos através de atividades divertidas e lúdicas, para que os jovens aprendam a montar um negócio, a trabalhar em equipe, a inovar de forma sustentável e a se preparar para o futuro no mercado de trabalho.
Maria Domingas dos Santos, aluna do 2º ano na Escola Municipal Agrotécnica, conta que sua turma produziu hortaliças e ervas medicinais para comercializar na feira. “Os professores nos incentivaram a produzir. Fizemos tudo dentro da nossa escola. Estamos vendendo bastante”, comenta a aluna da rede municipal.