Serviço de Inspeção Municipal (SIM) será inaugurado nesta terça (10) em Oeiras

Oeiras passa a contar, a partir desta terça-feira, 10, com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que regulamenta a prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, destinados à comercialização no município. A implantação do SIM é fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal com o escritório do Sebrae de Floriano, no âmbito Projeto de Desenvolvimento Territorial e Econômico (DET) – Vale dos Rios Canindé, Piauí e Itaueiras.

Com a implantação do SIM, a Prefeitura espera aprimorar as boas práticas na produção de alimentos de origem animal e oferecer condições aos pequenos produtores para comercialização de produtos de acordo com as normas sanitárias. “A implementação do SIM é um redesenho importantíssimo em termo de qualidade de vida e de saúde pública dos munícipes, porque passa-se a ter agora uma preocupação sobre o que está sendo levado para a mesa, o que está sendo consumido”, coloca a consultora do Sebrae, Elza Soares.

O SIM é vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que fará o monitoramento e dará apoio logístico, de funcionamento e de instrução para que o Serviço de Inspeção atenda sempre ao padrão de qualidade exigido pelas entidades sanitárias. Com isso, os abates de animais realizados no município para fins comerciais passam a ser monitorados, inspecionados e certificados, através do selo de garantia.

“A partir do momento em que se implementa o SIM no município, nenhum animal pode ser abatido sem a inspeção da carcaça, vísceras e acompanhamento integral do abate”, frisa a consultora.

A implementação do Serviço de Inspeção Municipal envolve também a sensibilização da população sobre os riscos do consumo de carnes abatidas de maneira clandestina. “No primeiro momento, iremos trabalhar focados na formação, no esclarecimento, fazer com que as pessoas entendam a importância de colaborarem com esse processo de fiscalização, que não se sintam perseguidos, que não se sintam punidos, mas que vejam isso como maneira de vida no município, qualidade de vida no que está consumindo. Então, o primeiro momento do SIM vai ser de orientação, que a gente costuma chamar de fiscalização orientadora”, pontua Elza Soares.

Ela acrescenta que, para 2018, o Serviço de Inspeção já vai buscar agir autuando, multando, como previsto em lei. “Oeiras não pode viver na contramão do que é hoje trabalhado em quase todos os municípios e estados do Brasil. A ideia é que as pessoas se adaptem a essa forma de se fiscalizar, de se orientar e o SIM surge com essa finalidade”, conclui a consultora Elza Soares.

No final de junho entrou em atividade, em Oeiras, o Matadouro Municipal para Animais de Pequeno Porte. O local foi criado para disciplinar o abate de caprinos, ovinos e suínos, resguardando as medidas sanitárias necessárias para garantir carne saudável para a população.

Programação da inauguração do Serviço de Inspeção Municipal:

08h – Visita ao Matadouro de Pequenos Animais

9h – Descerramento da fita inaugural do Serviço de Inspeção Municipal; Local: Sede do SIM – Rua Cônego Acelino Portela, S/N, Centro.

9h30 – Solenidade de abertura; Local: Cine Teatro

10h – Composição da Mesa dos parceiros do SIM

11h – Palestra: A importância do SIM para a qualidade de vida da população de Oeiras

11h30 – Entrega da concessão do primeiro Selo SIM