Prefeitura de Oeiras realiza oficina para grupo de gestantes

A prefeitura de Oeiras, através dos Centros de Referência de Assistência Social I e II, realizou na última quarta-feira (01) o encerramento do grupo de gestantes “GraVIDAS”, iniciado em abril deste ano. O grupo faz parte das ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e é destinado às gestantes que são atendidas pelos CRAS.

A prioridade são as famílias atendidas pelo PAIF beneficiárias dos programas de transferência de renda (Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e outros), bem como famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. O projeto é desenvolvido anualmente em três momentos: busca ativa e mobilização das gestantes; ciclo de palestras socioeducativas abordando temáticas específicas para o grupo gestante; e oficinas de confecção do enxoval.

Essa atividade tem por objetivo trabalhar a afetividade e o fortalecimento de vínculos na fase final da gestação, oferecendo um suporte psicossocial durante o trimestre final da gravidez, além de qualificar as gestantes através de oficinas, onde é possível ser confeccionado o próprio enxoval.

Durante os encontros, diversos temas foram trabalhos juntamente com as equipes do CRAS e do NASF Oeiras, formadas por fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais.  Foram abordados assuntos relativos à saúde das gestantes, os cuidados com o recém-nascido, a importância da amamentação e do pré-natal, a garantia dos direitos da gestante, cuidados com a alimentação durante a gestação, entre outros temas. No CRAS I, que fica localizado no bairro Oeiras Nova, esses temas foram trabalhados pela assistente social Camila Moura e pela psicóloga Agda Rodrigues.

Para a assistente social Adryely Fontes, que trabalha no CRAS II, o projeto representa um espaço oportuno para que essas gestantes possam interagir umas com as outras, compartilhando suas expectativas, anseios e medos em relação à gestação, tendo o acompanhamento de profissionais além de produzir seu enxoval. “Através das oficinas elas produzem algo que pode ser, quem sabe, uma forma de melhorar a renda delas, já que podem, a partir de agora, confeccionar os artigos para venda, o que contribui para melhorar a fenda familiar. Então concluímos que o impacto social disso é gratificante”, destacou Adryely Fontes.