Prefeitura incentiva e fortalece avicultura e cajucultura na zona rural de Oeiras

Através do trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura, a Prefeitura de Oeiras está dinamizando e fortalecendo a cadeia produtiva da avicultura na zona rural do município. Nesta sexta-feira, 06, o vice-prefeito José Alberto e o secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa, realizaram a entrega de exemplares de galinha caipira da raça Canela-Preta, espécie nativa do Piauí, a 15 famílias de pequenos produtores rurais, na comunidade Melancias.

Na ocasião, cada família recebeu 20 pintos e um saco de ração, suporte inicial para a introdução da atividade, desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI/Campus Oeiras), que realizou a qualificação dos produtores sobre a construção de aviários e piquetes de pastagens para manejo da galinha caipira.

“Recentemente, tivemos um programa de residência profissional agrícola, com residentes egressos do curso técnico em agropecuária que servem para qualificar e prestar assistência aos agricultores, auxiliando no desenvolvimento das cadeias produtivas. Essa parceria tem possibilitado uma aproximação maior do Instituto com a sociedade”, destaca o professor Paulo Roberto, do IFPI/Oeiras.

Agora, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o município vai oferecer aos agricultores contemplados uma capacitação sobre a produção de rações alternativas para as aves.

Fortalecimento da Cajucultura e a produção de cajuína

Além da avicultura, a cadeia produtiva do caju, uma das frutas mais populares da região – seja pelo seu total aproveitamento ou por ser produzida em diversas localidades da zona rural – também está recebendo mais um importante incentivo no município de Oeiras: um curso de produção de cajuína.

Resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a capacitação ocorre no povoado Morro Redondo, comunidade rural modelo na produção e beneficiamento do caju, e envolve 15 famílias de pequenos produtores da região. O vice-prefeito José Alberto e o secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa, visitaram a agroindústria local onde estão acontecendo as atividades do curso.

Com mais orientação e assistência técnica, a Prefeitura de Oeiras valoriza a avicultura e cajucultura no município e oferece suporte para incremento da comercialização, considerando o alto potencial econômico e produtivo da galinha caipira e do caju para melhorar a renda dos produtores rurais oeirenses. “Na agricultura familiar, não existe concorrência. Quanto mais pessoas e famílias produzindo, melhor para o município”, assinala o secretário Edelto Sousa.