NUCA realiza mobilização social para emissão do título de eleitor em Oeiras

Cumprindo mais uma etapa do Desafio 5 #PartiuMudar, do Selo Unicef,  o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) promoveu no final de maio uma ação de mobilização social em escolas públicas de Ensino Médio da cidade Oeiras. Em parceria com o Cartório Eleitoral, o NUCA levou para as escolas Farmacêutico João Carvalho, CETI Pedro Sá e CETI Rocha Neto palestras sobre cidadania e a importância da emissão do título de eleitor.

Na oportunidade, uma técnica da Justiça Eleitoral conversou com os estudantes sobre os procedimentos necessários para emissão do documento eleitoral e como o ato de votar contribui para a consolidação da cidadania.

Dentro da ação, o NUCA também realizou entrevista com o juiz eleitoral da Comarca de Oeiras, Dr. Oswaldo. Na ocasião, os estudantes fizeram questionamentos sobre o procedimento para emissão do título de eleitor, participação da mulher na política, considerada por eles insuficiente; atuação do projeto Eleitor do Futuro, ação da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) e liberdade de expressão nas mídias sociais.

“Firmamos a parceria com os diretores das escolas e levamos os alunos para emitirem os documentos”, explica Santiago Borges, mobilizador do NUCA.

Este mês, o NUCA realizará uma audiência pública na Câmara Municipal de Oeiras, onde será debatido o papel das mulheres em postos de liderança. A atividade vai envolver os estudantes de escolas públicas da cidade e mulheres que se destacam pela sua atuação profissional e social no município de Oeiras. As ações fazem parte do Desafio 5 #PartiuMudar do Selo Unicef e propõem a promoção do direto à educação para a cidadania democrática.