Grupo Ilumiara se apresenta em Oeiras pelo projeto Sonora Brasil

Casa cheia e música de muita qualidade. Foi nesse o contexto que se deu a apresentação do grupo Ilumiara, de Belo Horizonte – MG,  dentro do Sonora Brasil (SESC) na cidade de Oeiras na última segunda-feira (03). Este projeto musical busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical.

O repertório do grupo, formado por cinco músicos, contou com músicas populares ainda vigentes em alguns estados do Brasil, com predomínio da região Nordeste e no estado de Minas Gerais. A cada música, uma explicação contundente da origem da mesma. A antropologia foi o mote norteador para que os músicos pudessem criar arranjos e dar ainda mais qualidade a cada canção.

Sem utilizar microfones, o grupo Ilumiara trouxe a Oeiras um dos mais profundos e sensíveis estudos da música popular brasileira. Segundo a cantora Letícia Bertelli, são canções do povo, que pertencem ao povo. Por trás delas não existem direitos autorais ou produtoras com fins lucrativos. Para ela, a proposta desse projeto é fazer com que a sensibilidade do brasileiro seja aguçada para uma manifestação musical que não se encontra em rádios ou programas de TV.

O Sonora Brasil, agora em sua 18ª edição, percorrerá por todo o ano de 2015 um total de 135 municípios brasileiros, com o tema “Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho”. Na cidade de Oeiras, a apresentação do Grupo Ilumiara contou com o apoio da Prefeitura Municipal, gerida por Lukano Sá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Para o secretário de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, a parceria estabelecida com o SESC é muito importante, visto que proporciona um intercâmbio cultural com outros artistas.

“A parceria que estabelecemos com o SESC é muito importante para que artistas de diversas partes do Brasil possam se apresentar aqui em nossa terra dentro do projeto Palco Giratório e do Sonora Brasil, bem como criar troca de experiências e compartilhar o trabalho dos artistas que vem se apresentar com os nossos artistas. Por isso colocamos os Congos de Oeiras para compartilhar o palco com o Grupo Ilumiara de Minas Gerais na última segunda-feira no Cine Teatro”, destacou Stefano.

Essa ação possibilita à população o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC, visando a formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras.