População oeirense ganha novo serviço de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras (SEMUSA) implanta um novo serviço para a população, que é a realização de Exames Sorológicos para Triagem no Pré-Natal em papel de Filtro para gestantes. Os exames imunológicos são realizados no início da gestação (primeiro trimestre) que são: HIV ½, Sífilis Total, Hepatite B (HBs a Ag), Toxoplasmose (IgM e IgG), Citomegalovírus (IgM e IgG) e Rubéola (IgM e IgG) e testagem para HIV e Sífilis no terceiro trimestre da gravidez.

Realiza-se ainda coleta para diagnóstico de Hemoglobinopatias, com o objetivo de identificar anemias em recém-nascidos, ainda durante o período gestacional. Obtendo-se, portanto, diagnóstico precoce das doenças.

Os exames servem apenas como triagem, e que diante de um resultado positivo deve-se coletar uma amostra por punção venosa (soro) para confirmação do diagnóstico.

Nesta primeira etapa os exames estão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana: Canela, Oeiras Nova, Jureminha, Rosário, Várzea e Rodagem de Picos. Para realização dos mesmos a secretaria municipal de saúde investiu em capacitação dos profissionais e em compra de equipamentos como: frigobar, caixa térmica, tubos de ensaio e prateleiras. Após a coleta nestas UBS o sangue é enviado para o LACEN (Laboratório Central) em Teresina para análise dos mesmos.

Posteriormente, esses serviços serão estendidos para a zona rural, mediante estruturação e adequação das equipes de saúde. No momento, os pacientes estão sendo encaminhados para essas unidades de referência da zona urbana.

“Os benefícios esperados com a implantação do novo método incluem custos mais baixos do que o método convencional, melhoria na eficiência operacional, melhoria no serviço prestado aos beneficiários, com maior rapidez na liberação dos resultados e com amplo acesso a toda população de gestantes, contribuindo de forma decisiva para melhorar a qualidade de vida das futuras gerações”, diz a Secretaria Municipal de Saúde Auridene Moreira.

SEMUSA