Notícias
Exposição na Câmara Municipal de Oeiras ilumina Período Histórico de 1936 a 1950
A mostra que tem entrada gratuita e é aberta ao público, foi resultado de um período de estudo e análise de documentos históricos preservados pela instituição.
Data de Publicação: 18/11/2025
A Câmara Municipal de Oeiras, inaugurou nessa segunda-feira, 17 de novembro, a exposição "Câmara do Tempo: Narrativas Arquivadas", focada no período de 1936 a 1950. A mostra, que tem entrada gratuita e é aberta ao público, foi resultado de um período de estudo e análise de documentos históricos preservados pela instituição.
A exposição "Câmara do Tempo" reúne documentos históricos e fotografias originais que detalham parte da trajetória política e social de Oeiras entre 1936 e 1950. Este intervalo de tempo é contextualizado pela retomada do Legislativo municipal, pelas transformações decorrentes do Estado Novo e pela reafirmação democrática com a Constituição de 1946.
O evento de inauguração, que reuniu autoridades e convidados, contou com uma apresentação da Orquestra de Violões da Escola Juarez Tapety.
Um dos pontos de destaque da mostra é o compromisso com a preservação e digitalização do acervo e a homenagem a Possidônio Queiroz, secretário da época, reconhecido como figura essencial na história da instituição.
A iniciativa visa oferecer à população uma oportunidade de acesso à memória histórica da cidade, valorizando o período que contribuiu para a construção da identidade local até os dias atuais.



.jpeg)
Fotografias: Ascom Câmara Municipal de Oeiras | Vitória Lima



