Etapa final do Plano Municipal de Saneamento é tratada na Câmara Municipal de Oeiras

Na última sexta-feira (27) a Prefeitura de Oeiras finalizou o Fórum do Plano Municipal de Saneamento Básico, na Câmara Municipal. O evento, que iniciou no último dia 25 de fevereiro, contou com a presença do prefeito Lukano Sá, lideranças populares, dos secretários municipais Danielly Leite (Assistência Social), Carla Martins (Indústria e Comércio), Jonas Alves (Agricultura), Luís Fernando (Obras) e José Raimundo (Finanças), além dos vereadores Expedito Martins, Martinho Menezes e Miguel Ângelo, que representaram o legislativo municipal, e o líder politico e ex-prefeito B.Sá.

O Fórum, que marca a etapa final do Plano, foi aberto com o pronunciamento do Prefeito Lukano Sá, que discorreu sobre a importância do Plano para o município e reafirmou seu compromisso com a população por meio de ações concretas que venham dar mais comodidade e qualidade de vida para os cidadãos.

“A efetivação deste Plano Municipal de Saneamento Básico devem ser vista com uma política pública que trará muita qualidade de vida ao nosso povo. São ações que serão desenvolvidas com o passar do tempo, podendo ser de curto ou em longo prazo, mas irão atender nossos anseios. Para dar ainda mais estrutura a nossa cidade estamos firmando um termo técnico com a FUNASA, tudo isso pensando no melhor para nossa gente. Possuindo todos estes benefícios, ele nos dará oportunidade de adquirirmos mais recursos que subsidiarão a ampla demanda de nossa cidade, sobretudo as áreas de maior vulnerabilidade social, oportunizando a estes oeirenses a terem calçamento, água enganada e iluminação pública”, frisou o Prefeito Lukano Sá.

A parte técnica inicial do evento foi ministrada pelo engenheiro Roberto Raulino, que fez suas considerações a respeito do Plano Municipal de Saneamento Básico, momento que fez ainda elogios à administração de Lukano Sá, grande entusiasta na efetivação desse projeto.

“O prefeito de Oeiras tem um nível técnico muito grande, isso faz com que a cidade tenha uma dinâmica diferente. Na realização dos nossos trabalhos neste município observamos as significativas demandas da população e fomos ao encontro desta para escutar seus anseios e procurar formas de atendê-los. Existem sabedorias que vem do povo. Por mais que sejamos uma equipe multidisciplinar formada por doutores, mestres e especialistas é preciso escutar o povo. Oeiras é uma cidade que vem dando exemplo, visto que esta pretende atender a quase 100% da população”, explicou o engenheiro.

A parte final do evento foi ministrada pela mestra em Desenvolvimento Urbano, Lucia Portela, que apresentou o Plano dentro da realidade do município, evidenciando suas peculiaridades, que procura respeitar ao máximo os critérios que são impostos pelo Governo Federal, prezando pelo desenvolvimento humano e pela qualidade de vida da população.

O plano vem sendo desenvolvido no município desde 2013 e ao longo deste tempo já foram realizadas ao todo 60 reuniões no intuito de escutar a população, estabelecendo diretrizes e captando informações sobre a demanda para sanar o déficit em saneamento básico do município. No município de Oeiras fazem parte do grupo gestor 18 representantes, todos imbuídos em cumprir a meta de universalização do acesso ao saneamento básico com quantidade, igualdade, continuidade e controle social.