Visitas ao Centro de Artesanato de Oeiras aquecem nas férias

A Prefeitura de Oeiras, no intuito de valorizar a produção artesanal do município, mantém em pleno funcionamento o Centro de Artesanato da cidade. O espaço, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, tem como objetivo ser uma vitrine do que é produzido pelos artesãos locais. No local pode se encontrar as mais variadas peças, desde crochês a objetos artísticos feitos com materiais reciclados, prática esta que vem atendendo a proposta da sustentabilidade.

Para dar ainda mais qualidade às peças que são confeccionadas por estes artesãos, a Secretaria de Indústria e Comércio está sempre oferecendo oficinas e cursos a estes artistas no propósito do aperfeiçoamento técnico, fazendo com que seus produtos tenham ainda mais aceitação no mercado. Segundo a artesã Maria José, essas oficinas vêm dando grande suporte na produção, fazendo com que os produtos tenham um melhor acabamento, além de proporcionar um bom retorno financeiro.

“A produção artesã em Oeiras tem crescido muito, e uma das novidades para esse ano são os Ícones de Oeiras, é uma coleção que vai ser lançada durante a Semana Santa. Estamos trabalhando em cima deste projeto que é uma ideia muito boa do SEBRAE. Só posso adiantar que vem muita coisa boa por aí”, destacou Maria José.

Dentre os produtos mais procurados estão camisetas e chaveiros que tem como temáticas as manifestações culturais da cidade ou retratem os pontos turísticos, que são considerados patrimônio artístico nacional. O Centro de Artesanato de Oeiras conta hoje com uma associação a AAMO (Associação de Artesãos do Município de Oeiras), que busca integrar e discutir as melhores estratégias da produção de artesanato na cidade. O grupo é presidido pelo artesão Toinho Mocó, exímo artista da cidade.

O espaço é formado por um restaurante, onde se pode degustar comidas típicas da cidade e cinco lojas, onde cada uma oferece aos visitantes souvenirs que retratam a cultura local, sobretudo as festividades religiosas que são as principais temáticas exploradas na produção artística de Oeiras. Outros produtos bastante procurados no lugar são os voltados pra gastronomia da cidade como doces e biscoitos caseiros, visto que a cidade tem a tradição neste seguimento desde o período colonial.

O Centro de Artesanato é uma boa opção para as férias, é neste período que o local recebe o maior número de turistas. A gestão do Prefeito Lukano Sá busca valorizar a produção do artesanato da cidade como fonte de renda e acima de tudo na manutenção da identidade e memória de Oeiras, por meio da produção artística.