Origem dos Dados

banner-gde-portal-transparencia

Página Principal

Os dados disponibilizados sobre despesas e receitas no Portal da Transparência são informados pelos órgãos e entidades da administração municipal pelo sistema da Própria Prefeitura de Oeiras – PI, voltado à informatização da gestão municipal de forma integrada. A atualização das informações referentes a despesas e receitas no Portal é feita de corto com os relatórios de Prestação de conta que são encaminhados ao Tribunal Contas do Estado do Piauí – TCE/PI. Desta forma, os dados consultados correspondem a posição das receitas e despesas efetivadas até o dia imediatamente anterior ao da consulta. As despesas e receitas do exercício corrente correspondem ao montante gasto e ao montante arrecadado de 1º de janeiro até o dia imediatamente anterior ao da consulta. Por sua vez, consultas referentes a períodos anteriores apresentam valores correspondentes ao montante gasto e ao montante arrecadado de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano selecionado. Convém ressaltar que na consulta das despesas os valores apresentados restringem-se ao empenhado, anulado, liquidado e pago com movimentações ocorridas dentro do exercício da consulta. Não são apresentados, nesse caso, os valores relativos a movimentações realizadas dos “restos a pagar”. Em relação aos outros dados disponíveis no portal em formato de relatórios, a atualização varia de acordo com a periodicidade de seu lançamento/publicação previsto em Lei.