Aconteceu em Oeiras no último sábado, 21, a Copa Oeiras de Karatê Interestilos. A competição reuniu atletas de Oeiras, Picos, Campo Grande do Piauí, Monsenhor Hipólito, São Raimundo Nonato e competidores do Estado da Bahia. O evento é organizado pela Academia Zacarias de Artes Marciais e Pugilismo e Lekipe (Liga Estadual de Katarê Interestilos do Piauí), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Juventude e Esportes e Lazer. O Instituto Gandhi também apoia a iniciativa.
O torneio serviu de intercâmbio entre as academias e os atletas e como seletiva para Internacional Open e Campeonato Brasileiro, que irão acontecer de 07 a 09, em Brasília. Vinte e cinco países devem participar da competição. Os atletas de Oeiras participarão das competições representando o Piauí e a seleção brasileira. No dia 26 de agosto, os caratecas oeirenses participam do 2º Open de São Raimundo Nonato.
A delegação de Oeiras foi composta por atletas da escolinha da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), que treinam na Praça da Juventude, Escola Municipal Agrotécnica, Escola Municipal Dom Edilberto e da Academia Zacarias de Artes Marciais e Pugilismo.
“As medalhas foram confeccionadas em Santa Catarina, na melhor fábrica de premiação do Brasil. É uma premiação inédita. Isso mostra nosso objetivo de estar valorizando os competidores”, explica o técnico dos atletas e coordenador de esportes e lutas de contato da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Zacarias Samuray.
O professor destaca que a Copa Oeiras de Karatê Interestilos é uma das mais importante no calendário do karatê piauiense. “De uns anos para cá, as artes marciais têm crescido bastante no município de Oeiras, graças ao apoio do poder público municipal. Por isso, nossa preocupação é zelar e preservar a boa imagem do esporte de contato, proporcionando aos alunos que frequentam as escolinhas de base ensino e aprimoramento, não somente técnico, mas também teórico. Desta forma incentivamos cada vez mais a prática do esporte seguro, auxiliando o desenvolvimento caráter de seus praticantes”, defende Zacarias Samuray.