O Governo do Estado do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira, 24, em Oeiras, as atividades alusivas aos 196 anos de adesão do estado do Piauí à Independência do Brasil, episódio ocorrido em Oeiras, em 24 de janeiro de 1823. A agenda comemorativa envolveu eventos cívicos, religiosos e culturais.
No início da manhã, a governadora em exercício, Regina Sousa; o prefeito de Oeiras, José Raimundo; o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Sebastiao Martins; do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Filho e outras autoridades piauienses participaram da revista de tropa e hasteamento das bandeiras em frente ao Paço Municipal, no Centro Histórico da Cidade.
Logo em seguida, a comitiva seguiu para a Praça Visconde da Parnaíba, onde foi realizada a cerimônia de aposição de corbelha de flores no busto de Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba. “Aqui, nós tivemos um fato que inspirou outros lugares a aderirem ao movimento da Independência do Brasil. É certamente um destaque e pioneirismo que devemos nos orgulhar”, disse a governadora Regina Sousa.
Depois, as autoridades participaram de um culto, na Primeira Igreja Batista, e de uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória. As solenidades foram encerradas no Cine Teatro com a Outorga Estadual do Mérito Renascença, comenda que homenageia homens e mulheres que prestaram importantes serviço aos piauienses, se tornando dignos da gratidão dos povo e do Estado.
Em seu discurso, o prefeito Zé Raimundo destacou os avanços e conquistas do município de Oeiras em diversos setores, como Educação, Saúde e Agricultura. “Esses avanços nos dão a certeza que estamos fazendo uma gestão que pensa no coletivo de forma organizada e responsável, pensando na liberdade do nosso povo através da Educação, proporcionando saúde a todos e, com isso, promovendo desenvolvimento sustentável”, declarou o prefeito.
Diversos oeirenses receberam a medalha do Mérito Renascença, entre eles: a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas; o diretor do CETI Pedro Sá, Edgar Sousa; o presidente atual presidente do Instituto Histórico de Oeiras, Júnior Vianna; a ex-vice prefeita, Fatinha de Doutor e o prefeito do município de Santo Inácio do Piauí, Tairo Mesquita.