O pequeno Pedro Miguel é o novo bebê-prefeito de Oeiras. Nascido na manhã desta terça-feira, 21, no Hospital Regional Deolindo Couto, ele recebeu a chave da cidade, num gesto simbólico que marca o encerramento da Semana do Bebê – uma estratégia de mobilização social incentivada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a primeira infância, por meio da promoção de políticas públicas voltadas para mães e bebês.
Pedro Miguel recebeu o cargo simbólico de bebê-prefeito por ser a primeira criança oeirense a nascer durante a campanha, observando alguns critérios como: a frequência de consultas de pré-natal realizadas pela mãe durante a gestação, vacinação completa e nascimento de parto normal.
O recém-nascido é filho do casal Telma da Costa, de 35 anos, e Clailton Francisco da Silva, moradores do Bairro Rodagem de Floriano. Ela realizou nove consultas de pré-natal, participou das atividades realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da sua comunidade, fez a vacinação completa e teve o bebê de parto normal. O parto foi realizado às 8:50h pelo médico Deolindo Ferraz e pela enfermeira Denise Bezerra. O menino nasceu com 3,4kg e 50 cm.
“Esta ação do bebê-prefeito é uma forma de apresentar uma mãe e um bebê como modelo de incentivo ao parto normal e ao aleitamento materno. A proposta é que isso seja um marco para que, no decorrer de todo o ano, estas ações sejam intensificadas no município, através da Estratégia de Saúde da Família”, pontua Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.
O bebê-prefeito é apadrinhado pelos secretários municipais de Administração, Luiz Nunes, e de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, que irão acompanhar seu desenvolvimento ao longo dos primeiros meses de vida. Além disso, o bebê receberá todo o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde do seu bairro, para que sejam garantidos o seu crescimento e desenvolvimento saudável. Ele permanecerá no posto de bebê-prefeito até a Semana do Bebê 2019, quando o título será repassado a um novo recém-nascido.