Realizada entre 13 e 17 de agosto, a Semana do Bebê foi marcada por uma série de ações, em Oeiras. Ao longo da semana, foram promovidas rodas de conversa sobre aleitamento materno, mediadas por equipes multiprofissionais; Shantala (massagem para bebês); orientações sobre a importância do teste do pezinho; oficinas sobre alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 02 anos, em escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das zonas urbana e rural do município.
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social, incentivada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), visando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
Voltadas para mães, gestantes e crianças menores de 02 anos, as ações têm como objetivo informar a importância de investir na primeira infância, mobilizando toda sociedade e profissionais da rede básica de saúde a apoiar as gestantes, promovendo o vínculo mãe-bebê e estimulando o desenvolvimento das crianças.
Puericultura compartilhada, antropometria, avaliação nutricional e atividades recreativas também fizeram parte da programação da Semana do Bebê, que foi encerrada nesta sexta-feira, 17. O evento foi aberto na última segunda-feira, com um debate sobre a amamentação e alimentação saudável na Primeira Infância, reunindo profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.
As atividades da Semana do Bebê foram integradas às ações do Agosto Dourado, mês símbolo do incentivo à amamentação. Neste período, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, através da realização de palestras e eventos, encontros com a comunidade e ações de divulgação da campanha em espaços públicos.