Através do trabalho de coleta seletiva, iniciado pela gestão do prefeito José Raimundo, em 2019, o município de Oeiras já recolheu 2 milhões e 500 mil quilos de lixo reciclável. O serviço é organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que realiza o recolhimento dos resíduos por toda a cidade, engajando diversos setores da sociedade.
O material coletado é levado para a Central de Reciclagem, espaço criado para oferecer uma solução para a destinação correta do lixo, além de contribuir com os cooperados da associação de catadores, que encontram na comercialização dos resíduos a sua fonte de renda. “Neste processo, muito além da reciclagem de material, também acontece a transformação de vidas”, destaca Zé Raimundo.
“A coleta seletiva que o município oferece é uma grande conquista da nossa população – algo que boa parte do país não possui – e que promove a geração de renda, a inclusão social dos agentes que atuam no mercado de reciclagem em Oeiras, produz melhorias urbanas e impulsiona a sustentabilidade social, econômica e ambiental do nosso município”, acrescenta o prefeito.
Hoje, o sistema de coleta seletiva contempla toda a cidade, é uma referência para outros municípios, fortalece as práticas sustentáveis que geram impactos positivos no presente e contribuem para o desenvolvimento social e manutenção da qualidade de vida dos oeirenses no futuro.