Plantar, cultivar e colher hortaliças e legumes, que reforçando a alimentação e gerando renda para dezenas de famílias. Esse é o intuito do projeto “Horta Comunitária: Alternativa de Inclusão Social e Produtiva”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS I.
Iniciada em agosto deste ano, no terreno ocioso do CRAS, a ação já mostra os primeiros resultados efetivos. Esta semana, os secretários municipais de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, e de Agricultura, Juvenal Souza, estiveram reunidos com as famílias beneficiadas, ouvindo relatos entusiasmados sobre a produtividade da horta.
A iniciativa promove a produção de alimentos sem agrotóxicos, acesso a alimentos saudáveis e frescos e a geração de renda para famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e as que são acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. As famílias recebem assistência técnica de profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura.
A Prefeitura de Oeiras considera que a horta, além da geração de renda e de todos os benefícios voltados para o consumo de alimentos orgânicos, traz uma qualidade de vida melhor para todos horticultores envolvidos na atividade.