Acontuo leva turistas para conhecer patrimônio e histórias de Oeiras

As ruas antigas, becos, vielas, igrejas e o casario histórico de Oeiras são a matéria-prima para o trabalho dos condutores da Associação dos Condutores de Turismo de Oeiras (Acontuo). Criada em 2017, ano em que Oeiras completava 300 anos de história – a partir de um curso de Condutor Turístico, oferecido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SEMIC) – a iniciativa ajudou a alavancar o turismo na cidade, formando condutores que conhecem e repassam boas informações sobre todos os atrativos da Primeira Capital.

“No final do curso ficou esse desejo de criar uma associação. Até então, Oeiras já tinha vários condutores, mas não tínhamos conhecimento de nenhuma associação, devidamente registrada. No início eram 10 pessoas, mas hoje contamos oito condutores”, comenta Adrielma Brandão, presidente da Acontuo.

“A Acontuo surgiu com esse desejo de Oeiras, uma cidade com mais de 300 anos de história, com todo seu legado histórico, arquitetônico, religioso, cultural poder contar com uma associação desse setor para orientar melhor essa cadeia produtiva”, acrescenta Adrielma.

Grande parte do público da associação é de estudantes que vêm a Oeiras em excursões escolares. Só no segundo semestre de 2018, a associação atendeu mais de 800 visitantes. “No segundo semestre a demanda é muito grande, quase todo final de semana tivemos excursões marcadas. Teve meses que durante todos os finais de semana tínhamos excursões marcadas”, comemora a presidente da Acontuo que leva os turistas para conhecer o patrimônio e histórias de Oeiras.

A Acontuo tem sede no Solar das 12 Janelas e oferece serviços aos turistas e visitantes que desejarem fazer o roteiro histórico-cultural guiado. Os membros da associação estão disponíveis todos os dias, podendo ser contatados através do telefone (89) 99405-9955, e-mail acontuooeiras@gmail.com ou pelas rede sociais.